Rondônia conhece os benefícios e as variedades de INTACTA RR2 PRO na Tecnosoy 2013
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está oferecendo o Treinamento Metodológico, de 40 horas, para 14 formandos do curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão (AP), da Faculdade de Tecnologia "Shunji Nishimura" de Pompéia-SP (Fatec). A capacitação está sendo ministrada pela coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Tatiane Perondi, na sede da Fatec, no município paulista.
"Esse treinamento faz parte do Processo de Credenciamento de instrutores do Senar-MT para a área de Mecanização Agrícola e possibilita aos profissionais vivenciarem a metodologia da Educação Profissional desenvolvida pelo Senar", explica Tatiane. "O treinamento só foi possível por meio da parceria entre Senar e Fatec, que visa atender a demanda crescente por capacitação na área de mecanização em Mato Grosso".
O treinamento metodológico é a segunda etapa do credenciamento de instrutores. Primeiro os formandos da Fatec cadastraram seus currículos no site do Senar e mais tarde farão a monitoria, que consiste em acompanhar a prática de uma capacitação realizada por um instrutor do Senar em propriedades de Mato Grosso.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, lembra que atualmente uma das maiores demandas por mão de obra qualificada no Estado está justamente na área de mecanização agrícola. "A cada ano surgem máquinas e implementos agrícolas com mais tecnologia embarcada e que precisam de trabalhadores treinados para operá-los", revela. "O papel do Senar é atender essa necessidade do produtor rural para que ele consiga aproveitar ao máximo essa tecnologia e, por consequência, melhorar a produção da sua propriedade", completa. "Por outro lado, para o trabalhador a qualificação profissional é sua garantir de emprego e renda", destaca Mattosinho.
Além da parceria com a Fatec para ampliar o número de instrutores de mecanização, o Senar continua com o credenciamento aberto de novos instrutores. Para participar, os interessados devem ler o edital, disponível no endereço
, e cadastrar o seu currículo acessando o site:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura