Mais Pastagem mobiliza Rio Verde/MS para recuperar pastagens degradadas
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS desenvolve rotinas para a inclusão de Portadores de Necessidades Especiais – PNEs nas atividades do meio rural do Estado. Nessa terceira semana do mês de abril 16 pessoas passam por treinamento com a instrutora Waldilene Carvalho com a finalidade de discutirem sobre posturas de acessibilidade dos PNEs aos eventos promovidos pela instituição.
As atividades fazem parte do programa Apoena, palavra que na língua tupi-guarani que significa “aquele que enxerga longe”, e foi desenvolvido levando em consideração o número de deficientes inclusos no meio rural, sejam eles físicos, auditivos, mentais e visuais ou múltiplos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em seu último levantamento agropecuário, cerca de dois milhões dos habitantes da zona rural brasileira são PNEs.
O curso do Senar/MS para os instrutores abordam princípios, estereótipos, rótulos, legislação mundial e brasileira, além de avaliações metodológicas com simulações orientadas por profissionais. Vídeos, textos, flip-chart, manual técnico do programa Apoena e outros itens fazem parte do material metodológico da capacitação da instituição.
“A intenção não é só buscar a inclusão, mas também propiciar condições de se relacionar, além de oferecer o desenvolvimento social e profissional, levando em consideração todos os princípios de integração humana”, afirma Clodoaldo Martins, superintendente do Senar/MS.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura