Senar/MS capacitará 2,8 mil trabalhadores rurais em junho

30.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

No mês de junho o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS – Sistema Famasul) capacitará aproximadamente de 2,8 mil pessoas por meio dos cursos de Promoção Social (PS), Formação Profissional Rural (FPR) e Programas Especiais. A finalidade dos cursos de qualificação é de apresentar oportunidades gratuitas e consequentemente proporcionar inserção no mercado de trabalho e novas perspectivas profissionais para o trabalhador rural.

Corumbá, Dourados e Ponta Porã serão os municípios com mais capacitações da entidade em junho, com cerca de 12 cursos cada. Em Corumbá acontecerão qualificações voltadas para o ramo da apicultura avançada, fabricação caseira de derivados do leite e produção de pólen. Produtores de Dourados poderão se capacitarem quanto a fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças, processamento de carne de peixe, produção artesanal de alimentos saudáveis e outros nove cursos. Com forte potencial na agricultura e pecuária, Ponta Porã receberá os cursos relacionados ao manejo de ordenha (manual e mecânica), análise e classificação de grãos (soja e milho) e desenvolvimento de viveiros.

Para a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, o número de pessoas qualificadas todos os meses mostra o compromisso da instituição em proporcionar ao homem do campo, perspectivas de mudança profissional, econômica e social. "A meta do Senar é incentivar o empreendedorismo por meio das habilidades e possibilidades que o trabalhador do campo encontra em seu cotidiano, mostrando a ele oportunidades de investir e crescer atuando no meio rural," avalia a coordenadora.

A Capital do Estado receberá em junho oito cursos e uma palestra, iniciando com a apresentação “NR 31 os aspectos e exigências do trabalho no campo”, na segunda-feira (2), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. Administração da empresa rural, cultivo de orquídeas e implantação e manejo básico de horta são alguns dos temas que serão desenvolvidos com os produtores rurais de Campo Grande.

Seis qualificações acontecerão em Três Lagoas, sendo duas voltadas para a prevenção e combate a incêndios florestais, produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, operação e manutenção de motosserra, regulagem e utilização de pulverizador (tratorizado) e, por último, será ministrado o curso de operador de pá carregadeira em propriedades rurais.

Além das capacitações desenvolvidas exclusivamente pelo Senar, os produtores contarão com as atividade do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Aquidauana. Para participar dos cursos disponíveis é preciso contato com o Sindicato Rural do município onde acontecerá a qualificação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro