SENAR assina acordo com o Banco Mundial para execução do Projeto ABC Cerrado, nesta sexta-feira

01.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) assina com o Banco Mundial acordo de repasse de U$10,6 milhões Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) para o Projeto ABC Cerrado. O ABC Cerrado, parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa, vai incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado.

O evento fecha mais uma missão do BIRD no Brasil. A equipe do banco visitou, esta semana, duas propriedades no interior de Minas Gerais e a sede da Embrapa Cerrado, no Distrito Federal, para conhecer as tecnologias que vão ser utilizadas pelo ABC Cerrado. E desde quarta-feira (30/07), participa de reunião de trabalho do projeto na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

O SENAR será responsável pela capacitação nas tecnologias, formação profissional e pela assessoria em campo. O ABC Cerrado vai atender nove estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de quatro anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

O projeto prevê a realização de seminários de sensibilização e divulgação nos estados participantes, capacitação tecnológica de produtores e gerentes de propriedades e instrutores do SENAR e, ainda, treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. Ao todo, 12 mil propriedades vão receber capacitação e desse total, 1.200 nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul terão, também, assistência técnica. Esses estabelecimentos terão o compromisso de executar uma das tecnologias aprendidas que serão transformadas em cases de estudo e vitrines tecnológicas.

Serviço:

Assinatura de acordo com o Banco Mundial – Projeto ABC Cerrado

Dia: 1º de agosto

Horário: 11h30

Local: Sede do Sistema CNA/SENAR

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025