Senado aprova acordo de empréstimo que vai beneficiar agricultores paulistas

08.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira (7/7), dez operações de crédito externo, entre elas o empréstimo de US$ 78 milhões do Banco Mundial, destinado ao financiamento do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II.

O projeto, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vai promover o desenvolvimento rural e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores e suas famílias e populações rurais vulneráveis.

A nova iniciativa vai beneficiar cerca de 22 mil pequenos agricultores, incluindo aproximadamente 1.500 famílias de comunidades indígenas e quilombos. O acordo envolve quase U$ 130 milhões, sendo U$ 52 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

Segundo o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, São Paulo contribui com cerca de um quarto da produção agrícola nacional e tem também o maior mercado consumidor do País. “No entanto, a maioria dos pequenos agricultores não têm sido capazes de se integrar às cadeias de fornecimento e competir nos mercados estaduais e nacional e esse projeto vai facilitar essa inclusão”.

As transações aprovadas pelo Senado somam US$ 1,66 bilhão, sendo que seis delas beneficiarão o Estado de São Paulo; duas, o Estado de Santa Catarina; uma, o Estado do Piauí e uma, o município de Curitiba.

CATI - Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025