Seminário Regional da Política Estadual da Agroindústria Familiar é realizado em Passo Fundo/RS

23.10.2012 | 21:59 (UTC -3)
Vanessa Almeida de Moraes

Com o desafio de abrir espaço para a reflexão, informação e, principalmente, aproximar o público do Programa da Agroindústria Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), será realizado nesta quarta-feira (24) o I Seminário Regional da Política Estadual da Agroindústria Familiar, em Passo Fundo. O evento será no CTG Lalau Miranda, a partir das 9h, e tem promoção da SDR, Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento e Emater/RS-Ascar.

O Seminário deverá contar com a presença de agricultores familiares, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças de 37 municípios dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Produção e do Alto da Serra do Botucaraí.

Entre os temas a serem abordados estão a Política Estadual de Agroindústria Familiar e a contextualização do Programa, que será apresentado pelo diretor do Departamento da Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento, Ricardo Fritsch. Após, as assistentes técnicas regionais, Doriana Miotto e Rejane Gollo, falam sobre o fluxo operacional e administrativo do Programa da Agroindústria Familiar. Na sequência, a médica veterinária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Suzane Bittencourt, palestra sobre sistema de inspeção municipal e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Haverá, ainda, o relato da experiência do Programa Municipal de Agroindústria de Victor Graeff.

À tarde, serão realizados trabalhos em grupos com os participantes, com discussões sobre três eixos de trabalho: comercialização, gestão e formalização. Nestes grupos serão diagnosticadas as demandas da região, por meio da metodologia FOFA, que aponta as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças em relação às agroindústrias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025