Seminário no AM apresenta alternativas para recuperar áreas degradadas

30.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Síglia Regina dos Santos Souza

A Embrapa Amazônia Ocidental está realizando o Seminário Produtividade Agropecuária e Benefícios Socioambientais das Pesquisas e nesta quinta-feira, 30, tem visita dos participantes ao campo experimental da Embrapa localizado na rodovia BR 174, Km 52, próximo a Manaus. Nesse campo estão sendo apresentados resultados de pesquisas com “Sistemas Agroflorestais para recuperação de áreas degradadas”, com “Sistema Integração Lavoura Pecuária-Floresta (ILPF)”, e de “Recuperação de áreas degradadas por meio de sistemas consorciados com palma de óleo”, e ainda sobre “Sanidade e produção animal no Sistema ILPF”.

Além destes, outros resultados de pesquisas com piscicultura, agricultura, silvicultura, pecuária, florestas e projetos com enfoque em manejo agroflorestal em parceria com agricultores familiares foram apresentados no seminário.

A proposta do evento é mostrar como as pesquisas da Embrapa, no Amazonas, contribuem com boas práticas que conciliam a produção de alimentos com técnicas que visam à conservação ambiental, evitam ou reduzem impactos ou também recuperam áreas degradadas tornando-as produtivas. Ou ainda como essas pesquisas ajudam a entender os ecossistemas para utilizar de forma mais sustentável os recursos do solo, das florestas ou das águas.

As palestras do Seminário Produtividade Agropecuária e Benefícios Socioambientais das Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental, foram realizadas na quarta-feira, 29, no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), em Manaus.

Estima-se que cerca de 29,1 milhões de hectares de pastagens na Amazônia Legal apresentam algum grau de degradação. Essa situação representa um problema de impacto ambiental e também compromete a viabilidade da pecuária com baixa produtividade. O manejo inadequado do solo é uma das principais causas para a degradação das pastagens. A Embrapa vem trabalhado em pesquisas para melhorar a sustentabilidade da pecuária e os resultados vem sendo incrementados no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Esse sistema se baseia na adoção de práticas conservacionistas para recuperação do solo e de pastagens degradadas, torna mais produtivas áreas que já foram alteradas agregando valor econômico com cultivos agrícolas e pecuária, associado ao plantio de árvores que além de serviços ambientais também podem gerar produtos com fins econômicos. A apresentação das pesquisas com ILPF foi feita pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Jasiel Nunes.

Estudo ajuda a entender distribuição de espécies na floresta - Entender a biodiversidade vegetal presente na floresta amazônica é uma condição que ajuda conservá-la. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Kátia Emídio, realizou estudo sobre o mapeamento da distribuição das espécies arbóreas tropicais em uma área de 15 hectares de floresta densa de terra firme no campo experimental da Embrapa na rodovia BR-174, próximo a Manaus. Essa pesquisa contribui para entender como algumas espécies florestais respondem de forma diferenciada às condições ambientais, alertando para a necessidade de ações diferenciadas no manejo florestal para a conservação de espécies.

Temas ambientais nas pesquisa agropecuária - A organização do seminário destacou que os temas selecionados para o seminário evidenciam a preocupação ambiental na pesquisa agropecuária, sobretudo a partir de resultados e tecnologias que possam melhorar a qualidade ambiental na atividade agropecuária. Nas palestras também foram apresentadas informações sobre o Sistema de Gestão Ambiental Corporativo da Embrapa , sobre Avaliação das propriedades físicas e químicas do solo em sistema de corte e trituração da capoeira , sobre Adubação Orgânica da Cultura do Guaraná , sobre Transição Agroecológica , sobre Boas práticas na piscicultura, sobre Avaliação Ecotoxicológica de Contaminantes em Solos Tropicais, sobre contribuição de plantios de castanha-do-brasil para armazenamento de carbono, sobre Impactos Sociais e Ambientais com a inserção de novas cultivares de Guaranazeiro em municípios do Amazonas e sobre Transferência de Tecnologia para a Agricultura Familiar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025