Alta Genetics oferece curso de inseminação artificial em bovinos no mês de outubro
O Seminário Internacional “Água, Irrigação e Alimentação” promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio em associação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tem sua abertura oficial nesta terça-feira (16), a partir das 19h30min no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS. O início do evento será comandado pelo vice-governador do estado Beto Grill e contará com a presença do Ministro Milton Rondó Filho, Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, do Secretário de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan e do Secretário do Meio Ambiente, Helio Corbellini.
O evento que acontece de 16 a 18 de outubro tem como objetivo apoiar as ações em curso no Rio Grande do Sul e Brasil em favor da Irrigação e da Segurança Alimentar e Nutricional, ampliar a difusão sobre a problemática das estiagens e as alternativas tecnológicas disponíveis aos agricultores, e despertar a sociedade para a irrigação, com uso responsável dos recursos hídricos.
O seminário contará com a participação de renomados palestrantes da área de irrigação. Segundo o presidente da Fepagro e coordenador científico do evento, Danilo Rheinheimer dos Santos, a sistemática adotada pela organização será inovadora dentro da temática - “Esse seminário tende a ser uma mescla entre especialistas na área de armazenamento e manejo de irrigação, com palestrantes que tenham foco na preocupação da agricultura com o controle da fome no mundo”.Entre os especialistas que estarão presentes, destacam-se o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado, Miguel Medeiros Montana, e o Diretor do Departamento de Fomento à Produção e Estruturação Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Dal Fabro.
Para tratar da contextualização mundial da Irrigação, estarão presentes o professor da Universidade Técnica de Lisboa, Luiz Santos Pereira, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em Água e Irrigação, e o professor Merle Anders da Universidade de Arkansas, que trabalha há anos com alternativas de irrigação em solos de várzea.
Na conclusão do evento deverá ser elaborado um documento contendo diretrizes que auxiliem na compreensão dos caminhos que devem ser seguidos rumo ao desenvolvimento sustentável da atividade produtiva e à expansão responsável do uso da água na irrigação.
O seminário já recebeu mais de 500 inscrições, e a organização do evento estima em torno de 600 participantes entre técnicos e extensionistas da rede oficial e das cooperativas, líderes das federações, associações e cooperativas, tomadores de decisão nos organismos públicos (secretários de Agricultura, prefeitos, gerentes de cooperativas, bancos oficiais e privados) agricultores, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil.
Os interessados devem acessar o site da Secretaria da Agricultura através do endereço www.agricultura.rs.gov.br e realizar a inscrição gratuita clicando no link do seminário. As inscrições também poderão ser realizadas durante a abertura oficial do evento. No site da Secretaria da Agricultura também está disponível para download uma revista com a programação completa e todas as informações sobre o evento.
Apóiam a promoção os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. São parceiros Irga, Fepagro, Emater, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa e Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consea).
Mais informações através dos telefones (51) 3288-6215/6394/8059
Confira
programação completa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura