Dez mil agricultores familiares do Tocantins podem ser beneficiados com Plano Safra 2012-2013
Será realizado na próxima quinta-feira (5) o 3º Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano. O evento será sediado no Campus das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), em Taquara. A comissão organizadora espera a participação de, aproximadamente, 300 pessoas entre produtores, lideranças e estudantes para o evento que tem a abertura oficial prevista para as 11h.
Os interessados em assistir ao Seminário devem comparecer para o credenciamento de participantes às 8h30. Na sequência, às 9h, a promotora de Justiça da Comarca de Taquara e da Promotoria Regional da Bacia do Rio dos Sinos, Ximena Cardozo Ferreira, irá apresentar o panorama e as dificuldades ambientais encontradas na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Às 9h20, o professor da FACCAT Álvaro Machado fará uma palestra sobre a importância ecológica das áreas de proteção permanente (APP).
O presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito, o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar no município, Claudiomir Ávila, a bióloga da prefeitura, Joana Conte, e o diretor empresa Rural Ecosystem, Luiz Augusto Muller, mostrarão, às 10h20, a experiência em recuperação das margens e a recomposição da mata ciliar no distrito de Rio da Ilha.
As atividades da tarde iniciam com uma apresentação musical do Coral da Escola Estadual Breno Ritter, em parceria com o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS). Às 13h50, Maira Cristina Marques, do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Igrejinha, fará um relato da experiência do município na recuperação de APP de mata ciliar em áreas urbanas.
Em seguida, às 14h20, o proprietário rural Ney Maahs Ferreira falará sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto Verdesinos em sua propriedade. Às 14h35, o supervisor regional da Emater/RS-Ascar no Vale do Paranhana, Nelson Baldasso, e a secretária administrativa do ComiteSinos, Débora Cristina da Silva, farão os encaminhamentos dos trabalhos apresentados ao longo das palestras, abordando suas perspectivas para do desenvolvimento da região da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Às 15h20, Augusto Ebling, da Escola Ambiente da FACCAT, fará o lançamento do projeto “Sustentabilidade - Ciclo de Palestras”, que consiste em uma série de atividades educativas, cada uma envolvendo um tema, focada na reflexão sobre o tema sustentabilidade com relação às necessidades básicas do ser humano, tais como alimentação, educação, moradia, energia e lazer. O encerramento oficial do evento ocorrerá às 17h.
O 3º Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano é uma realização da FACCAT, ComiteSinos, Emater/RS-Ascar, Ministério Público/RS, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços, Agropecuária do Vale do Paranhana, Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara e as prefeituras de Araricá, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura