Café híbrido para Amazônia tem produtividade alta em testes
Cafés clonais híbridos que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa Rondônia para a região Amazônica
Fomentar o crescimento regional por meio do fortalecimento da agricultura sustentável é um dos desafios da Epagri que vem sendo concretizado no Planalto Norte. A Empresa é uma das coordenadoras dos Seminários de Desenvolvimento Regional da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).
Nos dias 23 e 24 de junho acontece, em Canoinhas, a terceira edição do Seminário, que busca refletir, debater e fazer avançar conhecimento e metodologias para o desenvolvimento sustentável da região. Nos primeiros Seminários foram eleitos quatro eixos prioritários de atuação: educação; desenvolvimento econômico; infraestrutura e políticas públicas. Também foram apresentados organograma de funcionamento e plano de trabalho.
Nesta terceira edição do evento os participantes devem aprofundar a análise da região e validar eixos estratégicos já definidos, além de organizar grupos de trabalho e transcrever uma carta de intenções. Haverá também apresentação da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amplanorte (PDR) e de estudo do diagnóstico da região. O diagnóstico ajuda a construir um conjunto de critérios para priorizar o que se deve fazer para colocar a região no caminho certo do desenvolvimento.
A parceria entre Epagri e Amplanorte vem desde 2012, quando os prefeitos da Associação procuraram a Gerência Regional da Empresa em Canoinhas para estudar formas de agregar valor aos produtos agrícolas locais e gerar maior desenvolvimento para os municípios da região. Desse contato nasceu o programa Planorte Leite, que tem participação de várias entidades participam desde a sua construção e que vem trabalhando com sucesso diversos aspectos da cadeia leiteira. A ele se sucederam outras propostas, igualmente bem sucedidas, como o Planorte Água e Solo.
“Desde 2013 a Epagri passou a fomentar projetos territoriais e não municipais, o que tem sido um grande diferencial para o desenvolvimento regional”, explica Donato João Noernberg, Gerente Regional da Epagri em Canoinhas. Segundo ele, além do leite, a região também tem grande potencial produtivo na área de grãos e carne, fruticultura, olericultura, erva-mate, apicultura e piscicultura. Essas cadeias produtivas representam ainda grandes oportunidades de agregação de valor.
A disparidade de crescimento dos dez municípios que compõem a Associação, comparado às outras regiões do Estado, levou os prefeitos a assumirem o compromisso de erguer uma bandeira de luta contra a estagnação que deixa esta região adormecida. Políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável serão buscadas por agentes do poder público, privado e a sociedade.
O Governo do Estado, através das ADRs Mafra e Canoinhas, também é realizador do evento, que tem apoio do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Canoinhas; da Universidade do Contestado Mafra e Canoinhas; das Associações Empresariais de Mafra e Canoinhas e do Territórios da Cidadania Planalto Norte, além do Programa SC Rural.
Serviço:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura