Goodyear traz a Juiz de Fora os consultórios móveis do projeto Caminhoneiro Nota 10
Mais de 150 produtores da região da Depressão Central do Estado participaram do Seminário Regional de Arroz Irrigado, na última quarta-feira (22), no Ginásio da Fenarroz, em Cachoeira do Sul/RS. O evento promoveu a difusão de tecnologias e a troca de experiências.
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, apresentou uma análise do cenário do arroz no Rio Grande do Sul. A crise enfrentada pelo setor, além de questões de mercado e preço foram destacadas pelo dirigente. Pereira apontou para uma crise de mercado, referindo-se também aos custos de produção como a dificuldade principal. Segundo o presidente, o Governo Estadual vem buscando soluções e trazendo medidas de comercialização em apoio aos arrozeiros. “O Governo Federal e o Governo Estadual têm olhado para o setor de forma especial, estudando e analisando alternativas que tragam mais renda ao produtor”, afirmou. O Irga tem uma responsabilidade técnica com o apoio da pesquisa e da extensão rural para levar as principais tecnologias aos produtores.
Além da apresentação dos resultados da safra 2010/11 da região, realizadas pelo coordenador regional e o engenheiro agrônomo do Irga de Cachoeira do Sul, Jaceguay Barros e Patrício Freitas, respectivamente, o encontro contou com palestras sobre Gestão de propriedades arrozeiras e perspectivas de clima.
O cultivo de soja em várzea foi apresentado pelo pesquisador da Estação Experimental do Arroz (EEA) de Cachoeirinha, Anderson Vedelago. O engenheiro agrônomo explicou as principais técnicas de manejo em solos de áreas de várzea e destacou as estratégias adequadas para redução do impacto ambiental. Conforme Vedelago, o cultivo de soja na várzea é uma excelente alternativa para controlar o arroz vermelho. Outro aspecto enfatizado, especialmente na região da Depressão Central, foi o preparo antecipado do solo. “Neste momento de crise, a soja entra como alternativa de renda ao produtor”, ressaltou.
A comercialização de arroz também foi pauta do seminário, apresentada pelo assessor técnico do Irga, João Félix – Gimino. As políticas públicas e as ações já realizadas foram o foco da palestra. O técnico destacou as articulações do Irga nesse processo junto ao Governo Federal e Governo Estadual.
Para o produtor e proprietário de uma empresa de licenciamento ambiental de Cachoeira do Sul, Gilmar Freitag, o seminário regional promovido pelo Irga é muito importante para reciclagem de conhecimentos e para troca de ideias. “Esses encontros regionais sempre oportunizam uma maior aproximação entre a pesquisa e os arrozeiros. A pesquisa precisa de nós por que estamos no campo”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura e Obras do Interior de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, o Seminário trouxe qualificação, além de mostrar a realidade da produtividade e da comercialização do arroz. “O produtor tem que buscar alternativas como a produção de soja e gado”, observa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura