Seminário Brasileiro terá cursos sobre produção de pequenas frutas

21.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Giovani Capra

A realização de cursos sobre a produção de três das principais pequenas frutas no país, nos dois dias anteriores ao evento, é uma das inovações programadas para o VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, em Vacaria, RS. O curso sobre mirtilo está previsto para o dia 12 de julho; os sobre morango e framboesa, que ocorrem simultaneamente, para o dia 13. A ser ministrada por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina, e extensionistas da Emater/RS – Ascar, a qualificação contará com a abordagem das principais tecnologias para a obtenção de frutas com qualidade e para uma produção competitiva. Todos os três cursos ocorrerão das 9h às 17h, com intervalo para almoço. O valor da inscrição (a ser feita em

) é de R$ 100,00 e as vagas, limitadas.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Alexandre Hoffmann, um dos integrantes da Comissão Organizadora, comenta que a implementação dos cursos atende a uma demanda de informações tecnológicas sobre a produção das espécies em questão. “Há grande interesse de produtores em ter as pequenas frutas como parte da sua matriz produtiva, e, para ser uma produção sustentável, o conhecimento é essencial”, ressalta o pesquisador.

O Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas é um dos principais eventos nacionais de atualização técnica sobre o cultivo das chamadas pequenas frutas, frutas vermelhas ou berries, em inglês. Conhecidas em todo o mundo por seus benefícios para a saúde, devido à presença de antioxidantes e outros compostos de interesse nutricional, as pequenas frutas têm crescido em importância no Brasil, sendo a região de Vacaria um dos principais pólos produtores e exportadores. Além de serem alternativas para a fruticultura de diversas regiões, são culturas de grande importância social, pelo retorno econômico que proporcionam, especialmente à agricultura familiar e às pequenas propriedades.

O Seminário, que teve sua primeira edição em 2003, já se consolidou como momento de encontro de produtores e técnicos e como espaço para troca de informações sobre a produção com qualidade, bem como para o debate de aspectos relativos à comercialização. O evento, neste ano, terá como foco a discussão e atualização técnica sobre sistemas de produção de morangos, amora-preta, framboesa e physalis, contando com palestras e painéis sobre mercado e logística, pós-colheita e processamento de pequenas frutas, a serem ministrados por pesquisadores e técnicos brasileiros e de outros países produtores, como Itália, Argentina e Uruguai. O Seminário acontecerá no Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 - Centro), em Vacaria, em uma promoção conjunta de Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com diversas instituições apoiadoras.

Mais informações sobre o Seminário, inclusive sua programação, em

.

Observação: Nos três cursos, haverá intervalo para almoço, das 12h às 13h30min.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025