Seminário Água e Agricultura trará ao debate os desafios para proteção de recursos hídricos e exemplos bem sucedidos no meio agrícola

13.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

No próximo dia 20 de agosto, terça-feira, ocorrerá o Seminário Água e Agricultura - Desafios para o Agronegócio e a Proteção do Capital Natural, em São Paulo (SP), no WTC Eventos Center (salas 3 e 4), localizado na Av. das Nações Unidas, 12.551. O encontro será aberto a um público de 100 pessoas, composto por representantes de áreas chave para a sustentabilidade no campo. Entre os palestrantes e debatedores estarão o superintendente-adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas Patrick Thadeu Thomas, o especialista em agronegócio e bioenergia Marcos Jank e o pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Ministério da Ciência e Tecnologia Arnaldo Carneiro Filho.

O evento, realizado pelo Programa Produzir e Conservar, uma parceria da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e da Monsanto do Brasil, promoverá um debate sobre o uso da água e proteção deste capital natural na paisagem do agronegócio. A preocupação com o abastecimento de água para a agricultura tem crescido em todos os setores, já que hoje a agricultura é o maior consumidor de água-doce no Brasil e no mundo. Os cenários de mudanças climáticas tornam a situação ainda mais complexa. Durante o encontro, especialistas mostrarão exemplos de como o Brasil e outros países têm enfrentado esse problema, e como a escassez desse recurso pode afetar o agronegócio e os ecossistemas no Brasil.

O Programa Produzir e Conservar teve início em 2008, prevendo investimento em US$ 13 milhões em ações de conservação nos corredores de biodiversidade do Jalapão-Oeste da Bahia (Cerrado) e do Nordeste (Mata Atlântica). Essas regiões foram escolhidas como alvo por apresentarem rica diversidade biológica, além de serem territórios desafiadores do ponto de vista da dinâmica socioeconômica no campo e da busca pela sustentabilidade na produção de culturas agrícolas tradicionais no país, como a cana-de-açúcar, a soja e o algodão.

Programação:

8h30 – Cadastramento

9h – Welcome coffee

9h30 – Apresentação André Guimarães, diretor executivo da Conservação Internacional e Maria Claudia Souza, diretora de Assuntos Corporativos da Monsanto

10h – Palestra de Patrick Thadeu Thomas, superintendente-adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas

10h40 – Palestra de Marcos Jank, especialista em agronegócio e bioenergia

11h10 – Break

11h20 – Debate Desafios para o Agronegócio e a Proteção do Capital Natural, com participação de Arnaldo Carneiro Filho, pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Ministério das Ciências e Tecnologia, Humberto Santa Cruz, prefeito de Luís Eduardo Magalhães (AL), que desenvolve a Campanha LEM APP 100% Legal, Gabriela Burian, diretora global de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis da Monsanto, e Edmundo Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba.

Mediação de Tobias Ferraz, jornalista e editor-chefe do Terraviva Sustentável (Grupo Bandeirantes de Comunicação).

13h - Encerramento

CADASTRAMENTO DE IMPRENSA - até 16/8 (sexta-feira)

CDI Comunicação Corporativa

Jaqueline Frederes – (11) 3817-7907 | jaqueline@cdicom.com.br

Cláudia Santos – (11) 3817-7925 | claudia@cdicom.com.br

Everton Vasconcelos – (11) 3817-7947 | everton@cdicom.com.br

SOBRE OS PARTICIPANTES

André Guimarães é diretor-executivo da Conservação Internacional desde janeiro de 2012. Agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB) e com mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Cornell, nos EUA, foi um dos fundadores do Instituto Bio Atlântica, parceiro da Conservação Internacional, onde atuou como CEO por cerca de 10 anos. Também exerceu a função de CEO na Brasil Florestas, empresa do setor florestal.

Maria Claudia Souza é diretora de Assuntos Corporativos da Monsanto, formada em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-graduação em Direito Empresarial e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos. Trabalhou na Dell, como Diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina, no Wal-Mart, como Diretora de Relações com o Governo, e na Unilever, como Diretora de Assuntos Corporativos.

Gabriela Burian é diretora global de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis da Monsanto, sendo responsável pelas articulações com o terceiro setor e demais públicos, com foco em melhorar a integração agricultura e meio ambiente nos países onde a empresa atua. Engenheira agrícola, de 2007 a 2011 implementou a área de Sustentabilidade da Monsanto no Brasil, estruturando parcerias de sucesso como a firmada com a Conservação Internacional.

Marcos Jank é especialista em agronegócio e bioenergia, com ênfase em temas de competitividade global e energias renováveis. Sócio-diretor da Plataforma Agro, iniciativa formada por empresas que atuam em análise de mercados, cenários, investimentos e logística para o agronegócio, foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) de 2007 a 2012 e fundador do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE).

Arnaldo Carneiro Filho é pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Ministério das Ciências e Tecnologia desde 1985. Formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), nos últimos três anos trabalhou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República atuando na área de gestão territorial da agricultura e recursos naturais.

Humberto Santa Cruz é prefeito de Luís Eduardo Magalhães (AL), que desenvolve a Campanha LEM APP 100% Legal, cujo objetivo é promover a recuperação do passivo ambiental de Luís Eduardo Magalhães (LEM) para torná-lo o primeiro município brasileiro em conformidade com a legislação ambiental e um exemplo para demais regiões. A Campanha fornece apoio técnico aos proprietários rurais para a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Edmundo Coelho Barbosa é presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool) e membro do Conselho Temático da Agroindústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Formado em engenharia mecânica pelo Mackenzie e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tem pós-graduação em agronegócio e atua há mais de dez anos no setor sucroenergético.

SERVIÇO

Evento: Seminário Água e Agricultura

Local: WTC Eventos Center (salas 3 e 4) - Av. das Nações Unidas, 12.551, São Paulo (SP)

Data: 20 de agosto, terça-feira

Horário: 8h30 às 13h

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro