Sementes híbridas de arroz ajudam o agricultor aumentar produtividade da lavoura

Portfólio completo da Basf é aliado dos rizicultores

30.09.2020 | 20:59 (UTC -3)
Vanessa Oliveira

A produção nacional de arroz deve crescer 7,2% na safra 2020/21, com aproximadamente 12 milhões de toneladas de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As sementes híbridas de arroz, lançamento da Basf, vão contribuir para aumentar a produtividade dos arrozais.

Esta é a primeira vez, que a empresa comercializa sementes híbridas de arroz para atender às necessidades dos agricultores. A novidade terá a tecnologia Clearfield, utilizada em aproximadamente 80% das áreas de arroz do país para auxiliar no controle de plantas daninhas.

Enquanto nas variedades convencionais a evolução do teto produtivo costuma oscilar entre 1% a 2% ao ano, o aumento com os híbridos pode ser de até 25%, em comparação com as variedades convencionais

“Com os híbridos de arroz, a Basf passou a oferecer sementes com alto potencial produtivo e qualidade de grão adequada às demandas do mercado. Assim, é possível entender e atender melhor às necessidades dos agricultores e consumidores. O objetivo é proporcionar maior produtividade e rentabilidade para o cultivo, contribuindo com o legado da rizicultura no país“, explica José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo da Basf.

Tecnologia para arroz

A Basf oferece aos agricultores soluções para todas fases do lavoura, contemplando as sementes e proteção de cultivos.

O controle de plantas invasoras é um dos principais desafios para os rizicultores. O herbicida Aura 200 é uma ferramenta para o manejo eficiente de plantas daninhas, com ênfase no capim-arroz e de outras importantes gramíneas de difícil controle.

Entre as soluções da Basf também está o herbicida Prowl H2O que tem formulação à base de água, indicada para o controle de gramíneas e ciperaceas invasoras em pré-emergência.

“O investimento em inovações e tecnologias proporcionam o legado de produtividade nas lavouras de arroz do país. O manejo correto de plantas daninhas é um dos principais requisitos para uma lavoura de sucesso. A BASF oferece o pacote tecnológico completo para o cultivo de arroz, com destaque para o nosso portfólio de herbicidas”, destaca Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Trigo da BASF.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro