Biocombustíveis têm espaço para crescer
Já foram lançados os editais de resultado da venda de feijão promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na manhã desta quinta (27/05). Foram ofertadas 7.920,194 quilos, mas não houve interesse na compra.
Nos últimos dois leilões foram vendidas 92 toneladas de feijão das 9 mil ofertadas. Os leilões de venda são uma tentativa do governo de baixar os preços, aumentando a oferta de grãos no mercado.
A falta de interesse, segundo o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), ocorreu porque o governo interpretou que a venda de 1% do leilão da semana passada representou um sucesso. Para o mercado, a interpretação foi outra. “Este preço esta totalmente fora da realidade.O feijão de cor nota 6 que o governo tem em mãos não vale mais do R$ 55/60”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo do órgão, Marcelo Eduardo Lüders.
“O correto seria abrir com preços baixos. Que geraria interesse de compradores e, ai sim, na disputa pelos melhores lotes, acabaria fazendo com que o preço subisse. Hoje, a influência do leilão no mercado foi nula”, finalizou.
Sindy Molina
Assessoria de Imprensa Ibrafe
(41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura