Segurança de luvas e vestimentas de proteção na aplicação de agroquímicos é tema de evento

Pesquisador coordenador do programa IAC Quepia, Hamilton Ramos faz apresentação online organizada pela entidade Animaseg, na quinta (11/08) às 16h

09.08.2022 | 13:52 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Animaseg - Associação Nacional da Indústria de Materiais de Segurança e Proteção ao Trabalho – realiza nesta quinta, 11, a partir das 16h, um evento online para debater avanços e próximos passos da Comissão de Estudos de Luvas e Vestimentas de Proteção para Riscos Químicos (C.E.: 32:006:03). O convidado da entidade é o pesquisador científico Hamilton Ramos. Ele é membro da comissão desde seu início, em 2004, e coordenador do programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (IAC-Quepia).

O “Quepia” tem por objetivo promover apoio técnico ao desenvolvimento de medidas e normas, com vistas à proteção do trabalhador rural atuante na aplicação de agroquímicos. Criada há 16 anos, a iniciativa une o setor privado ao Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP da cidade de Jundiaí.

De acordo com Ramos, o programa Quepia mantém um laboratório, único no País, para desenvolver, avaliar e certificar a qualidade de vestimentas de proteção empregadas pelo trabalhador rural. Durante sua apresentação, o pesquisador tratará da origem da Comissão de Estudos C.E. 32:006:03, da importância do seu trabalho no desenvolvimento da indústria de vestimenta de proteção para riscos químicos e também da relação desta com as normas de qualidade sob gestão da ISO Internacional, entre outros temas relevantes.

Conforme Ramos, o ‘Quepia’ surgiu entre os primeiros projetos de parceria público-privada do Brasil atrelados à pesquisa agrícola. Ele acrescenta ainda que as ações do programa contribuíram para reduzir as reprovações de qualidade de vestimentas protetivas agrícolas brasileiras, que eram de 80% em 2010, para menos de 20% nos dias de hoje.

O evento da Animaseg será aberto a interessados, que devem se inscrever no site https://animaseg.com.br/.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024