Secretários de Agricultura da Fronteira Oeste do RS debatem problema com estiagem

12.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Rosa

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Santana do Livramento/RS, a reunião mensal dos secretários de Agricultura integrantes da Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). O encontro teve como tema central a busca por alternativas para minimizar os efeitos das estiagens que afetam a região sucessivamente, e contou com a participação do diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Vilmar Galvão.

Durante o trabalho, as autoridades apresentaram a situação atual nos municípios e debateram alternativas e políticas públicas que têm sido criadas para amenizar a seca no Estado e na região, que tem como base econômica a produção agropecuária. Em seu relato, Galvão falou sobre o panorama do setor rural no Rio Grande do Sul, destacou a importância da irrigação e afirmou que a região é diferenciada. “Esta região não é esquecida, ela tem características diferentes e é assim que temos de trabalhar. A irrigação é uma prioridade e espero que continuemos assim, mesmo em períodos sem estiagem. As políticas estaduais existentes são favoráveis”, disse o diretor.

Estiveram representados na reunião os seguintes municípios: Itaqui, Santa Margarida do Sul, Alegrete, São Borja, Santana do Livramento, Maçambará e São Gabriel.

Além dos representantes dos municípios, o encontro contou com a participação do coordenador dos secretários de Agricultura da Amfro, Erasmo Chiappetta, do coordenador regional da SDR, Horácio Rodriguez, do gerente regional de Bagé da Emater/RS-Ascar, Luís Fernando Fabrício, do supervisor da microrregional de Santana do Livramento da Emater/RS-Ascar, Jorge Torres, e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Ariel Duarte Lima.

A Amfro abrange os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Borja, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. A instituição tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da capacidade administrativa dos municípios associados, através da integração econômica e social.

Uma das políticas públicas criadas pelo Governo estadual no âmbito da irrigação, e que é coordenado pela SDR, é o Irrigando a Agricultura Familiar. O projeto tem como objetivo construir estruturas que melhorem o armazenamento de água para o abastecimento humano e animal, e para a irrigação nos estabelecimentos rurais de base familiar, nos assentamentos e nas comunidades indígenas e quilombolas.

O projeto desenvolve ações para a construção de microaçudes e cisternas, implantação de sistemas de irrigação, perfuração e instalação de poços artesianos comunitários, qualificação e motivação para o uso racional dos recursos hídricos por parte dos beneficiários.

Para ter acesso ao Programa, o produtor deve pertencer a um dos grupos de beneficiários, possuir declaração de aptidão ao Pronaf, desenvolver atividades produtivas compatíveis ao projeto e participar do processo de capacitação. Os interessados devem procurar os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025