BB amplia oferta de cartões para o agronegócios
A proposta de uma linha de crédito para a indústria do trigo e a possibilidade de um convênio entre a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e a Conab. Estes foram os principais assuntos tratados pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em encontro na tarde desta sexta-feira (24), na sede da secretaria.
Mainardi entregou ao ministro documento elaborado pela Câmara Setorial do Trigo, em que é solicitado ao Governo Federal a criação de uma linha de crédito de R$ 500 milhões para as 82 indústrias moageiras gaúcha adquirirem 1,1 milhão de toneladas de trigo produzido no Estado. "A medida evitaria a possibilidade de termos que importar trigo para atender a demanda interna, pagando mais caro e elevando o valor da farinha entre 15 e 20%", justificou Mainardi.
Também foi apresentada a Mendes Ribeiro Filho a proposta de convênio da Conab com a Cesa, destinando espaço nos armazéns do Estado para a estocagem de 550 mil toneladas de produtos que integram os estoques reguladores do Governo Federal. Atualmente, a demanda da Conab é de dois milhões de toneladas/ano. "Seria uma medida benéfica tanto para o Ministério da Agricultura, que poderia ter respostas mais ágeis a sua política de estocagem, como para a Secretaria da Agricultura, que contaria com uma renda garantida, oportunizando elementos concretos para o planejamento dos investimentos necessários à recuperação da Cesa", explicou o secretário da Agricultura.
O secretário e o ministro trataram, ainda, de questões referentes aos convênios do Departamento de Defesa Agropecuária com o Sistema Unificado à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Também participaram da reunião, o secretário adjunto Cláudio Fioreze, o presidente da Cesa, Jerônimo Oliveira, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, o superintendente do MAPA/RS, Francisco Signor, e o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Milton Bernardes.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura