Agrale comemora 50 anos e prepara-se para novo ciclo de crescimento
O titular da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa, neste domingo (21), às 16h, da abertura oficial da I Exposição e Encontro Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), no Parque de Exposição João Martins da Silva, que acontece entre os dias 21 e 27, em Feira de Santana.
Durante a Exposição, considerada o maior evento da agricultura familiar baiana, um dos maiores destaques é a apresentação, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Seagri, de ações, programas e projetos de convivência com a seca, com ênfase para as políticas públicas para o homem do campo. Para isso, uma área de 2.400 m² será utilizada.
“A Expoagrifam é uma oportunidade de promover a melhoria da qualidade de vida dos produtores, a partir da divulgação das novas tecnologias oferecidas pela EBDA, através da orientação técnica de nossa equipe”, ressalta o presidente da Empresa, Elionaldo de Faro Teles.
Durante os sete dias do evento, os agricultores familiares e o público em geral participarão de uma programação intensa, que inclui demonstrações de tecnologias, “Dia de Campo”, premiações, entrega de equipamentos e bate-papo tecnológico com temas diversificados.
No estande montado pela EDBA, estarão disponíveis informações voltadas para a agricultura familiar, como a cultura da palma forrageira, cadeia do Guaraná, demonstração de tecnologias alternativas para o semiárido, máquina processadora de castanhas, além de informações sobre apicultura e meliponicultura, mandioca na alimentação animal e humana. Também serão destaques os programas “Semeando” e “Agricultura Urbana e Periurbana”.
Com a finalidade de divulgar as novas tecnologias e discutir políticas públicas para o homem do campo, será realizada a 1ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam). O evento terá a participação de agricultores dos 26 Territórios de Identidade Bahia, totalizando mais de 70 municípios, que vão expor mostras de tecnologia de sistemas para captação de água, de máquinas e insumos.
A programação do evento compreenderá em seminários e atividades culturais, como lançamento de publicações, além da comercialização de produtos da agricultura familiar. Os debates proporcionarão aos visitantes a discussão de temas como recursos hídricos, economia solidária, questão ambiental, contexto dos quilombolas indígenas e das comunidades de pescadores e marisqueiras, além da produção das mulheres e da juventude.
“Este é um evento de absoluta importância para os agricultores familiares da Bahia. Estamos realizando uma feira 100% dedicada a agricultura familiar, um espaço para debatermos políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres do campo”, disse o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
A Expoagrifam é promovida pelas Federações Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil e Fetraf/Bahia), do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e do Instituto Qualificação e Cidadania (ICI), em parceira com a Seagri, através da EBDA.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura