Newsletter do Grupo Cultivar entra em recesso a partir de quinta-feira (20)
A convite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, participou de reunião, na manhã do dia 17 de janeiro, em Águas Belas, no Agreste Meridional, para discutir as ações executadas pelo Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido. Estiveram presentes ao encontro, o presidente da Fetape, Doriel Barros, o prefeito do Município, Genivaldo Menezes, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local.
Na ocasião, Ranilson Ramos anunciou ações de assistência à população e ao rebanho do município, dentre elas, a perfuração de quinze poços. Também determinou, de imediato, o deslocamento de duas retroescavadeiras para abertura de cacimbas no leito do rio Ipanema. Em relação à assistência ao rebanho, foi autorizada a contratação de cinco caminhões para o transporte de cana-de-açúcar, como também, o de milho adquirido pelos pequenos criadores junto à Conab.
Ainda entre as ações, o secretário, atendendo um pedido do prefeito Genivaldo Menezes, vai viabilizar o transporte de água em carretas para o atendimento aos povoados - Garcia, Curral Novo e Tanquinho. O secretário autorizou, ainda, a identificação de áreas para a construção de duas barragens, dentro do Programa “Água para Todos”.
Ranilson Ramos apresentou a nova estrutura da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, que foi pensada de forma a aproximar ainda mais as ações das reais necessidades do homem do meio rural.
Ramos colocou, também, que a meta do governador Eduardo Campos é universalizar o uso de cisternas no meio rural até dezembro de 2014. “Só em Águas Belas, vamos construir 250 cisternas calçadão beneficiando 250 famílias”, complementou o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos.
“Essa é uma travessia difícil e, portanto, necessitamos fortalecer as parcerias entre os governos estadual, municipais e a sociedade civil organizada”, destacou Ranilson, complementando que já foram investidos até o momento com recursos do Tesouro Estadual mais de R$ 300 milhões em obras e ações emergenciais. Após a reunião, o secretário visitou as obras de recuperação da barragem Ipanema, acompanhado do deputado estadual Glaudiano Martins (PSDB).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura