Secretário de Agricultura de Minas Gerais participa da entrega da Comenda Antônio Secundino de São José

06.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Márcia França

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa, nesta terça-feira (7), em Patos de Minas, da solenidade de entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. O evento será realizado no salão de eventos DB Danbred, às 20h30min.

Criada em 1991, a Comenda é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços pelo desenvolvimento da agropecuária e pela preservação do meio ambiente.

A solenidade de entrega das medalhas faz parte da programação da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), um dos principais eventos do agronegócio mineiro. A região do Alto Paranaíba se destaca como o principal polo produtor de milho em Minas Gerais. A produção estimada do grão é de 1,4 milhão de toneladas para a safra deste ano, representando 23,3% do total no Estado. O aumento é de 12% em relação à safra do ano passado, na região. Em Patos de Minas, a produção de milho é de 99 mil toneladas, em área de 15 mil hectares.

Neste ano, onze personalidades receberão a comenda. Serão agraciados o vice-presidente do Banco do Brasil, Robson Rocha; o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio; o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Lino Ferreira; o presidente da Copasa, Ricardo Simões; o vice-presidente da Faemg, Antônio Pitangui; o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Moacir Pascoal; o prefeito de Lagoa Grande, José Francelino; o jornalista da Rede Globo, José Hamilton Ribeiro; o pecuarista e presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco César de Assis e o juiz federal, Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves.

Antônio Secundino de São José nasceu no distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Formado em Agronomia, é fundador da empresa Agroceres que, em 1945, introduziu o milho híbrido no Brasil. O empresário tem extensa trajetória como defensor da agricultura nacional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025