Secretário da Agricultura da Bahia defende agroindustrialização na abertura do 52° Congresso Brasileiro de Olericultura

16.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Sarah Viegas

As ”Vantagens e oportunidades de agroindustrialização de hortaliças e frutas na Bahia” é o tema da palestra que o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, fará nesta segunda-feira (16), às 19h30min, na abertura do 52° Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO). O evento acontecerá no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a previsão de participação de milhares de produtores, pesquisadores, estudantes e investidores. Salles vai destacar a importância de estruturar a olericultura, e agregar valor à produção. A agroindustrialização da Bahia é umas das prioridades do governo, através da Seagri, para o desenvolvimento da agropecuária.

Além de apresentar as novas tecnologias do setor, o congresso visa também incentivar o consumo de hortaliças e frutas na região Nordeste que, segundo Tiyoko Rebouças, presidente da comissão organizadora do 52° CBO e presidente da Associação Brasileira de Horticultura, é a mais baixa do Brasil, “e assim melhorar o hábito alimentar e a qualidade de vida das populações da região”.

Com o tema “Agroindustrialização de Hortaliças: geração de emprego e renda no campo”, o 52° Congresso de Olericultura traz em sua programação 34 palestras, voltadas para a apresentação de soluções, oportunidades e vantagens das novas tendências tecnológicas no processamento e produção agrícola, evidenciando sua importância no âmbito social e econômico.

Entre as dezenas de assuntos a serem discutidos no congresso estão o cultivo de hortaliças em sistemas orgânicos; controle biológico; manuseio na pós-colheita de hortaliças consideradas “nobres”; processamento de plantas medicinais e biofortificação de hortaliças, entre outros. Além das palestras, mesas redondas, reuniões de grupos de trabalho e de grupos setoriais, serão apresentados 1,4 mil trabalhos científicos e realizados cinco minicursos.

Maior evento nacional da cadeia produtiva de hortaliças, o congresso tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores, profissionais da área, estudantes, produtores e demais interessados para discutir os mais variados assuntos relacionados à horticultura, apontando soluções e alternativas para o setor, além de difundir novas tecnologias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025