Secretário anuncia parceria e investimentos para o agronegócio aos prefeitos eleitos

14.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, apresentou na manhã desta sexta-feira (14), a palestra "Desenvolvimento Rural: Integração Estado Municípios”. Na ocasião, foram anunciados investimentos do Governo do Estado para o setor agrícola que beneficiarão os 139 municípios. Segundo o secretário, serão disponibilizadas 220 máquinas para distribuição de calcário, que serão disponibilizadas aos 139 municípios.

A palestra foi apresentada durante o primeiro Encontro do Governo do Estado com Prefeitos Eleitos. O evento, que é promovido pelo Governo do Tocantins, em parceria com a ATM - Associação Tocantinense dos Municípios, acontece no Espaço Cultural, em Palmas, e tem a participação confirmada de 137 municípios.

Em sua fala, Jaime Café destacou a importância dos prefeitos indicarem bons gestores, para cuidar do setor agrícola dos municípios. “É preciso ter pessoas, nas secretarias de agricultura dos municípios, que sejam engajadas com o setor, que sejam capazes de buscar parcerias com a Seagro, com os ministérios e para contribuir com o desenvolvimento do agronegócio do nosso Estado”, declarou o secretário estadual da Agricultura.

Regularização fundiária, realização das feiras agropecuárias e investimentos no associativismo e cooperativismo foram algumas ações citadas por Café para fortalecer o agronegócio tocantinense. “O nosso intuito é investir na expansão do nosso agronegócio, mas precisamos dessa parceria com os municípios”, afirmou, acrescentado: “a Secretaria Estadual da Agricultura [Seagro] está aberta para os 139 prefeitos tocantinenses”.

Café anunciou que, em 2013, serão realizadas visitas aos municípios, para discutir as demandas do setor agrícola com os prefeitos. O grupo que realizará essas visitas será formado por representantes da Seagro, dos órgãos vinculados: Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e Itertins – Instituto de Terras do Estado do Tocantins.

O secretário destacou ainda que uma das prioridades dos investimentos do setor agrícola no Estado é a recuperação das estradas vicinais. Segundo ele, é preciso uma parceria entre município, Estado e Governo Federal para melhorar as condições das estradas. “O Governo conseguiu firmar uma parceria importante com o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que vai garantir a recuperação das estradas vicinais de todos os assentamentos do Tocantins”, anunciou Café.

Com o crescimento de área plantada superior a 50% em 2012, a seringueira é uma grande aposta do Governo, sobretudo como alternativa de renda para agricultores familiares, afirmou Café durante a palestra. Na ocasião, o secretário destacou a importância da lei sancionada pelo governador Siqueira Campos, este ano, que autorizou a dispensa de licenciamento ambiental para o plantio de seringueira em áreas degradadas ou já utilizadas por outra cultura. “Essa lei facilitou muito o plantio de seringueira, que é uma aposta do governador para aumentar a fonte de renda dos pequenos produtores e os municípios podem ser parceiros nesse processo, incentivando os produtores a buscar um financiamento específico para essa área”, explicou.

O secretário da Agricultura também anunciou investimentos na Capital do Estado. Segundo ele, será construído um banco de alimentos em Palmas, para receber os alimentos produzidos pelos agricultores familiares do “cinturão verde da Capital”, que também inclui áreas rurais de Porto Nacional, Tocantínia, Lajeado e Aparecida do Rio Negro. Nesse ambiente, o alimento poderá ser limpo, processado, armazenado e acondicionado.

Além disso, Café falou sobre novos investimos para a estruturação da Ceasa – Central de Abastecimento do Tocantins, localizada em Palmas. “Precisamos incentivar a produção agrícola, sobretudo dos pequenos agricultores de Palmas e dos municípios vizinhos, tendo em vista o importante mercado consumidor da Capital e a possibilidade de comercializar os alimentos com o próprio Governo, através do Programa Compra Direta”, afirmou o secretário da Agricultura.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025