Maurício Saito é eleito novo presidente da Aprosoja/MS
Um proposta de parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Estado do Rio Grande do Sul foi apresentada, nesta terça-feira (22), durante visita da secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Butto, ao RS. Ela esteve reunida, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com o secretário Ivar Pavan. A ideia é de que os dois órgãos façam uma coordenação conjunta das ações e da promoção do desenvolvimento territorial do Rio Grande do Sul. Com isso, seria constituído um siste ma de desenvolvimento rural sustentável, que apoiaria diversas instâncias nas áreas de gestão social e efetivação de políticas públicas, com atenção especial para a inclusão produtiva e para os Territórios da Cidadania.
Na próxima semana, serão detalhadas as ações da proposta feita pela secretária Andrea Butto. "Queremos muito que o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável amplie e institucionalize o debate em torno do desenvolvimento territorial", afirma. Segundo ela, a câmara temática do Estado que leva a denominação de ‘infraestrutura não deve se restringir a essa denominação. Ao reconhecer a trajetória de debate do Conselho, Andrea Butto diz que é preciso consolidar a ideia de uma câmara de desenvolvimento territorial.
Aproximar a gestão dos conselhos dos colegiados territoriais com o Conselho Estadual, e, inclusive, as ações da Câmara de Desenvolvimento Territorial no Condraf (Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável / MDA), com envolvimento da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, foram outras sugestões feitas pela secretária do MDA.
A reunião desta terça-feira foi preliminar. A proposta foi bem aceita pelo secretário Ivar Pavan. "O tema nos interessa muito. Temos um conjunto de ações de governo que dialogam com o governo federal e, especificamente, nesta área", afirmou. Pavan sugeriu que a Emater esteja presente neste debate. Andrea Butto adiantou que um Termo de Cooperação está sendo repassado à SDR a fim de que sejam analisadas todas as sugestões com a parceria.
A SDR já desenvolve uma série trabalhos conjuntos com o MDA e foi designada pelo governador Tarso Genro para ser a secretaria do Governo do Estado responsável pela articulação e implementação das ações junto ao Programa Territórios da Cidadania.
Na reunião na sede da SDR participaram ainda o diretor presidente da Emater, Lino De David, o diretor do Departamento de Agricultura Familiar (DAF/SDR), José Batista, a diretora do Departamento de Ações de Desenvolvimento Territorial do MDA, Márcia da Silva Quadrado e a delegada adjunta do MDA no Rio Grande do Sul, Dalva Schreiner.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura