Secretaria da Agricultura do RS trabalha participação de empresas britânicas na Expointer

18.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Nandressa Tomazetti

O coordenador de Política Agrícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Dilson Bisognin participou, nesta quarta-feira (17), no consulado britânico, em Porto Alegre, de um seminário pela internet (webinar). O objetivo foi apresentar às empresas britânicas o agronegócio gaúcho e oportunidades de investimento no Estado, assim como confirmar a presença de indústrias na 36ª Expointer.

O primeiro contato já havia sido estabelecido no ano passado, quando uma comitiva gaúcha promoveu o Estado em Londres. Na oportunidade, o secretário adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, abordou a importância do agronegócio no Brasil e no Rio Grande do Sul, focando nas oportunidades de investimento.

Expointer

Nesta perspectiva de aproximação maior do Rio Grande do Sul com o Reino Unido, foi confirmada, até o momento, a vinda de 12 empresas para a Expointer. Segundo Bisognin, muitas dessas empresas vêm para conhecer a situação do agronegócio, assim como interagir com o Poder Público e iniciativa privada, com a intenção de viabilizar negócios.

No contato desta quarta-feira, foi possível o intercâmbio entre os participantes. Um representante da empresa UK TAG - Technology Agriculture and Genetics - Suport for UK Agri - Tech Exports, apresentou a possibilidade de financiamentos britânicos para a vinda das mesmas.

As áreas mais procuradas nessa integração do Governo do Estado, por meio da Seapa são a irrigação de culturas de verão, investimentos em infraestrutura, armazenagem de grãos, rastreabilidade bovídea, diversos segmentos da cadeia do leite e área de fertilizantes. Durante a estadia dessas empresas no período da Expointer, já estão programadas visitas às respectivas empresas dos setores no Estado.

Bisognin destacou que o Governo do Estado está cumprindo seu papel na promoção dessas relações. "Estamos entrando no cenário mundial para fortalecer a agroindustrialização e abrindo mercados para produtos industrializados. Somos conhecidos no cenário internacional como exportadores de alimentos. O Brasil já é o terceiro exportador mundial de alimentos e o RS é o segundo do agronegócio brasileiro", enfatizou o coordenador de Política Agrícola da secretaria.

Também participaram do webinar o representante do consulado, Nick Graham, que na oportunidade mediou a encontro, e o representante das Relações Internacionais da Farsul, Igor Amazarray.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025