Seapa realiza entrega de kits de atendimento às IVZs

29.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul realizou na manhã desta terça-feira (29), na sede da Pasta, a entrega simbólica dos 250 Kits para atendimento de suspeitas de ocorrência de doenças de notificação obrigatória do rebanho gaúcho. A aquisição de todos os materiais foi possível graças ao Convênio de Cooperação Técnica firmado com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

 

Com um custo total de R$ 400 mil, a ação faz parte do programa de estruturação das Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs). De acordo com o técnico da Seapa, André Correa, coordenador da logística de compra, montagem e entrega dos kits, o material será entregue aos médicos veterinários responsáveis pelas Inspetorias. “Nosso objetivo é padronizar as condições de trabalho de nossos técnicos do interior que trabalham com a defesa sanitária”, explica André.

 

O secretário adjunto da Seapa, Cláudio Fioreze, fez a entrega que simbolizou o repasse dos materiais a todas as IVZs. “Parcerias como esta com o Fundesa, aliadas ao engajamento de nossos técnicos, permitem buscar a sanidade de todo nosso rebanho, visando a garantia da inocuidade dos nossos alimentos para atingir novos mercados”, ressaltou ele.

 

Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a aquisição dos kits é mais um passo na busca pela qualificação e pelo fortalecimento da estrutura da defesa sanitária animal. “Existe atualmente no Estado uma preocupação em todas as cadeias, de que a nossa produção seja adequadamente certificada, com objetivo econômico. Por isso, a importância de universalizar os mesmos procedimentos e a estruturação de melhorias e avanços a todas as cadeias”, salientou Kerber.

 

A iniciativa foi aplaudida pelos representantes da Fetag-RS, Asgav e Sindilat, também presentes no evento.

 

 

Kits de Atendimento e Notificação

 

Os kits possuem todos os materiais preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), tais como equipamentos de proteção individual (EPI), materiais para coleta de amostras (serra, pinças, tesouras e bisturi), exames clínicos (termômetros e abre-bocas bovino), recipientes de coleta de material (sangue, urina, fezes e tecidos) e materiais para contenção de animais (cordas e formigas para imobilização de bovinos).

 

Dentre os materiais, os veterinários da Seapa destacam o pulverizador costal que será usado para desinfecção de veículos que atenderem as suspeitas de ocorrência de enfermidade, para evitar eventuais disseminações.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS

(51) 3288-6212

imprensa@agricultura.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025