Seagro apresenta ações do plano ABC em Fórum Estadual de Mudanças Climáticas em TO

27.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

O coordenador de Transferência Agropecuária da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fernando Fernandes, apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 26, as ações do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. O evento aconteceu, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semades), em Palmas.

Na apresentação, o coordenador mostrou as atividades que o Grupo Gestor vem desenvolvendo para impulsionar a agropecuária sustentável no Tocantins. “Para tanto, a Seagro trabalha junto com as entidades responsáveis e produtores rurais no plano ABC para desenvolver ações de políticas públicas, inserindo diversas atividades ao longo do ano para impulsionar a produção agropecuária de forma econômica, social e ambientalmente correta”, disse o diretor, acrescentando que as atividades se estendem a dias de campo, seminários, cursos, oficinas, palestras e unidades de multiplicadoras de tecnologias para os produtores rurais.

Segundo dados da Diretoria de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, em 2013 foram 155.928 hectares de florestas plantadas, sendo 6.825 hectares somente de seringueira. Em um prazo de seis anos, o Estado tem o objetivo de atingir o total de 300 mil hectares de florestas plantadas. Entre as metas também estão: recuperação de pastagens degradadas, aumento da integração lavoura-pecuária-floresta, crescimento da área de plantio, ampliação da fixação biológica de nitrogênio e tratamento de dejetos animais.

Parceiros

O Decreto sobre o Plano ABC-TO foi oficializado e publicado no Diário Oficial, no dia 28 de março de 2014. A publicação também traz os parceiros que integram o Grupo Gestor, que já trabalham no Plano como: Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Pesca e Aquicultura), e outras 17 instituições que acompanham, monitoram e fazem avaliação sobre o Plano.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025