C.Vale e Basf mobilizarão mais de 1.500 alunos no Projeto Mata Viva
O Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo, com a colheita de 450 milhões de caixas de laranja e exportação de 350 milhões, em 2007. São Paulo é líder nesse mercado e conta com cinco mil citricultores. Os dados foram apresentados pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura, Flávio Viegas, na reunião desta quinta-feira (27/11), em Brasília.
O diretor de Comunicação da Organização Paulista de Viveiros de Mudas de Citrus (Vivecitrus), Christiano Cesar Graf, explicou que o uso de viveiros telados no cultivo de mudas contribui para a diminuição de pragas. “A produção de mudas cítricas em São Paulo em sistema protegido é lei desde 2003. Por meio dessa ação, é possível se proteger contra insetos vetores de doenças e, principalmente, da clorose variegada dos citros (CVC). Em cinco anos, houve redução de 9% para menos de 2% na incidência dessa doença nos pomares de zero a dois anos”, ressaltou.
Outro assunto abordado na reunião foi a promoção de workshop, em 2009, para tratar de questões sanitárias como produção de mudas, ações de controle fitossanitário e proteção de cultivares.
Produção - As indústrias absorvem 80% da produção de laranja cultivada em 680 mil hectares, no estado de São Paulo. No Pará, são 100 mil hectares de citros. Já o Paraná, tem 12 mil hectares ocupados com tangerina e 20 mil hectares com laranja, o que equivale a nove milhões de caixas do produto.
Fonte: www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura