São Paulo anuncia novo ciclo do programa Município Agro - Ranking Paulista

Meta para 2023/2024 é aumentar o valor da premiação e o número de municípios com boas práticas em prol do agronegócio

20.02.2024 | 16:16 (UTC -3)
Caroline Guimarães
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Para incentivar políticas públicas em prol do agronegócio paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo anunciou a nova etapa do Programa Município Agro - Ranking Paulista. O lançamento da 6ª edição foi transmitido ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

O evento contou com a participação do secretário de Agricultura, Guilherme Piai e dos coordenadores Ricardo Pereira, da Cati; e Fabiana Gouvea, do Município Agro. Segundo os organizadores, este ano, alguns processos foram desburocratizados, para facilitar a adesão dos municípios ao programa. Além disso, o secretário de Agricultura acredita que a premiação será maior para os municípios que cumprirem as metas de desenvolvimento sustentável.

No último ciclo 2022/2023, Joanópolis ocupou a primeira posição, com premiação de R$ 400 mil. Além de 292 cidades inscritas e mais de 100 bonificadas por meio das pontuações do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Sedrus). Para o secretário, o Município Agro - Ranking Paulista serve como instrumento de promoção da cidadania no campo e desenvolvimento rural sustentável.

”O programa é muito rico e valioso, pois ele aproxima a Secretaria dos municípios do Estado de São Paulo, que tem sido efetivada pelo projeto SAA Itinerante, desenvolvendo o potencial individual e econômico de cada município”, enfatiza Guilherme Piai.

Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Programa Município Agro – Ranking Paulista estimula as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais a fim de fortalecer as gestões locais, melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio de São Paulo e a investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural.

A inserção dos documentos do ciclo 2023/2024 no sistema inicia em 03 de maio de 2024 e finaliza em 09 de agosto, para posteriormente serem avaliados e assim, premiados.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro