Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina (PR) promove XV Reunião de Tecnologia para Produção de Soja
Especialistas debaterão inovações, sustentabilidade e desafios climáticos na cultura da soja
As práticas sustentáveis na destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas ganharam destaque no Dia Nacional do Campo Limpo, realizado em Campos Novos (SC) na última semana. Durante o encontro, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) reconheceu o estado de Santa Catarina pelo seu trabalho na logística reversa de embalagens vazias.
Durante a cerimônia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), receberam o Certificado de Reconhecimento do Inpev. O reconhecimento ressalta o compromisso do estado em promover a sustentabilidade no agronegócio, sendo um dos principais destaques nacionais no gerenciamento de resíduos.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, que recebeu o certificado, destacou a importância da colaboração entre as entidades.“Esse reconhecimento é resultado do trabalho integrado para avançarmos na gestão da logística reversa, com o destino correto das embalagens dos defensivos agrícolas e com trabalho de educação ambiental. Santa Catarina é modelo para o Brasil, o agro é exemplo na reciclagem de embalagens. Tudo isso reverte em mais sustentabilidade e desenvolvimento do nosso agronegócio”, afirmou.
O Sistema Campo Limpo, gerido pelo InpEV e considerado referência mundial, conta com uma robusta rede de unidades de recebimento de embalagens vazias em Santa Catarina, incluindo postos de recolhimento e canais de venda licenciados.
A Cidasc, que desempenha um papel fundamental na fiscalização e controle de defensivos, apresentou durante o evento um projeto piloto inovador que informatiza o registro de devolução de embalagens, proporcionando maior agilidade na gestão dessas informações.
A Epagri, por sua vez, intensifica a capacitação de técnicos e agricultores sobre o uso seguro de defensivos e a importância da devolução correta das embalagens, conforme a legislação vigente. Em várias regiões do estado, são realizadas campanhas de conscientização ambiental e de coleta de embalagens vazias, reforçando o compromisso de Santa Catarina com a sustentabilidade.
O Estado também destaca-se pelo Programa Penso Logo Destino, coordenado pelo IMA, que visa a logística reversa dos resíduos, especialmente em áreas rurais e pesqueiras. Essa iniciativa integra esforços de diversas entidades públicas e privadas, consolidando Santa Catarina como um exemplo de gestão ambiental no setor agropecuário.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura