Saneamento rural passa por melhorias em Santa Salete/SP

18.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O município de Santa Salete está localizado na região Noroeste do Estado de São Paulo e situa-se em duas bacias hidrográficas: a Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados e a do Turvo Grande. É um município com apenas 19 anos de emancipação política, com população de aproximadamente 1.450 habitantes, com área de 79 km² de extensão territorial e sua economia é baseada na atividade agropecuária, com destaque para pecuária de leite e fruticultura, principalmente laranja e uva.

Nos últimos anos, têm sido trabalhadas diversas iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente nas questões relacionadas aos recursos hídricos. Este tema vem sendo tratado pela Prefeitura Municipal, Sabesp, Casa da Agricultura e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI Regional Jales) e bons resultados estão sendo alcançados, com destaque para o saneamento básico rural.

No Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH), desenvolvido pela CATI entre 2000 e 2008, foram implantadas algumas fossas sépticas biodigestoras para melhorar o saneamento rural. A iniciativa despertou o interesse dos produtores rurais e do Poder Publico Municipal, que no ano de 2010 pleiteou junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH-SJD) o Projeto Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras “Melhoria do Saneamento Básico Rural do Município de Santa Salete”. O Projeto foi contemplado com a construção de 94 fossas sépticas em vários bairros.

Este Projeto tem como objetivo substituir as fossas negras existentes, reduzindo a contaminação do solo e das águas, tanto superficiais como subterrâneas, compreendendo poços e rios utilizados no abastecimento da população urbana e rural.

É importante lembrar que o lançamento do esgoto nos córregos ou nas fossas negras é responsável por um grave quadro negativo na Saúde Pública, pela incidência de doenças como: hepatite tipo “A”, giardíase, febres tifoide e paratifoide, disenterias, cólera, ascaridíase, ancilostomíase (amarelão), esquistossomose, teníase (solitária) e cisticercose, entre outras.

Esta iniciativa é uma das primeiras no CBH-SJD e beneficiará diretamente mais de 50% da população rural e 60% das unidades habitacionais da zona rural do município situada nesta Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados, garantindo qualidade dos recursos hídricos que abastece a população local e regional.

A Prefeitura de Santa Salete iniciou as obras de instalação de fossas sépticas biodigestoras nas unidades habitacionais da zona rural no mês março. Até agora já foram construídas aproximadamente 20% das unidades.

Segundo a engenheira agrônoma Neli Meneghini Nogueira, da CATI Regional de Jales, esta iniciativa deve ser compartilhada com todos os municípios que buscam a melhoria de qualidade de vida da população e seguida como exemplo de tecnologia de baixo investimento.

Informações sobre o Projeto podem ser obtidas na Casa da Agricultura de Santa Salete, através do telefone (17) 3662-6180, com o engenheiro agrônomo Francisco de Paulo Garcia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025