Saiu o 13º Sumários de touros das raças simental e simbrasil

28.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

Acaba de ser publicado a 13ª edição do Sumário das Raças Simental e Simbrasil. O documento traz as DEPs (Diferenças Esperadas de Progênies) para peso ao nascer, peso à desmama, peso ao ano, peso ao sobreano e efeito materno. Estas informações científicas servirão para os criadores e pecuaristas avaliarem animais e sêmen que estão adquirindo para o melhoramento dos seus rebanhos e orientar o acasalamento de suas matrizes, durante o ano de 2011.

 

As análises para obter as Diferenças Esperadas de Progênies (DEP) publicadas no Sumário têm origem no Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP), sistema implantado pela Associação de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, na década de 70. As pesagens dos animais são realizadas nas fazendas, englobando centenas de rebanhos de ambas as raças, as informações de pesos dos animais retornam ao escritório da Associação e são cadastradas junto às informações de genealogia de cada animal.

 

Estas informações são analisadas anualmente pelos professores Henrique Nunes de Oliveira (UNESP-Jaboticabal) e Luiz Fernando Aarão Marques (Universidade Federal do Espírito Santo) que utilizam o modelo animal em BLUP (Best Linear Unbiased Prediction - melhor preditor linear não viesado). Este programa de avaliação adota a metodologia dos modelos mistos, analisando simultaneamente os efeitos de ambiente (fixos = rebanho, sexo do bezerro, ano/estação de nascimento, regime alimentar) e genéticos (aleatórios= efeito genético direto e efeito genético materno), obtendo as DEP isentas de vícios de predição. Ao valor de cada DEP está associada uma acurácia, que representa o grau de confiabilidade que pode ser creditado ao valor da DEP.

 

Nesta edição foram incluídas informações de animais pertencentes a 279 rebanhos, sendo 242 da raça simental e 27 da raça simbrasil. Foram utilizadas informações de 76.710 pesagens referentes a 38.106 animais simental e 12.462 pesagens de 7.634 animais simbrasil. As informações de genealogia referentes às duas raças somaram 100 mil indivíduos. Após eliminação daqueles animais que não tinham ligação direta com os animais que apresentam dados de pesos em cada raça, restaram no arquivo de pedigree da raça simental, 62.349 animais e 14.867 animais da raça simbrasil. Para todos estes foram obtidas Diferenças Esperadas de Progênies, totalizando 77.216 DEPs nas duas raças.

 

Estão publicados no sumário dados de 108 touros, 32 touros jovens, 25 animais jovens e 104 líderes genéticos, da raça simental. Já do simbrasil aparecem as informações de 21 touros, 20 touros jovens, 20 machos jovens e 43 líderes genéticos. "São publicados no sumário os dados dos líderes em transmitir características desejáveis para a raça, são geralmente os mais usados e que tem um maior grau de confiabilidade. O que ao longo destes anos vem contribuindo para a melhoria da produtividade da pecuária nacional, tanto em rebanhos puros, como no cruzamento industrial", informa o presidente da Associação Brasileira, Alan Fraga.

 

Ele informa ainda que os interessados em ter o sumário podem solicitá-lo junto a Associação (Rua Mário Romanelli, 23 - Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim - ES / CEP: 29303-260), ou pelo site www.simentalsimbrasil.org.br. E através do site o pecuarista poderá acessar o sumário e as informações de cada reprodutor.

 

Fonte: Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil

(28) 3521-5666

nilsonherrero@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025