Safra do abacaxi encerra em fevereiro no RS

27.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

O município de Terra de Areia, que fica no Litoral Norte, é o maior produtor de abacaxi do Rio Grande do Sul, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar. Neste ano, a expectativa dos 95 agricultores familiares do município é que a produção chegue ao total de 3,5 milhões de frutos.

 

A colheita do abacaxi, iniciada em dezembro de 2010, sofreu uma redução nesta safra, devido ao inverno rigoroso de 2009. “Como é uma fruta de ciclo longo, este fator interferiu na diminuição da área e agora está influenciando na colheita que foi de quatro milhões de frutos no ano anterior”, explica o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Volnei Wruch Leitzke.

 

A variedade perla foi a única colhida nesta safra no município, que conta com uma área de 300 hectares. A fruta é comercializada na Ceasa e também em bancas no litoral.

 

A família do produtor Agedir Matos tem seis hectares e é uma das 95 que se dedica ao cultivo de abacaxi. Porém, há dez anos eles investiram na produção orgânica. Segundo ele, sua área não sofreu alteração. O que ocorreu foi uma diminuição da produção, que era de 70 mil toneladas por hectare. “Aprendi a lida com meu pai há mais de 40 anos e agora meu filho me ajuda”, explica o produtor, que deve colher 240 mil toneladas.

 

Segundo Matos, a produção caiu muito e eles estão preocupados com a quantidade de abacaxis nas próximas safras. A família vende seus frutos na Feira Ecológica em Porto Alegre e nas feiras do litoral.

 

Carine Massierer

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

(51) 2125-3104

cmassierer@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025