Contra a ferrugem asiática, produtores se beneficiam de diagnóstico gratuito
O aumento de produtividade é a grande atração da próxima safra de soja, que começa a ser colhida em fevereiro. “É possível que se chegue a 50 sacos por hectare”, pondera André Pessoa, coordenador do Rally da Safra, levantamento a campo que começa a ser feito no dia 31 de janeiro e será concluído 55 mil km depois, em 26 de março.
“O grande desafio do agricultor é aumentar a eficiência produtiva”, concorda Vicente Gôngora, diretor de Negócios da DVA Brasil, empresa de agroquímicos que participa pela primeira vez do Rally da Safra.
“É mais viável economicamente para o sojicultor melhorar a produtividade do que ampliar a área de plantio. Há tecnologia de ponta disponível e a custos compensadores para auxiliá-lo a produzir mais e melhor. Isso significa obter mais sacas de soja por hectare sem abrir mão dos conceitos de sustentabilidade e segurança”, ressalta Gôngora.
Segundo estimativas da Agroconsult, o Brasil deve ter safra recorde de 70,3 milhões de toneladas de soja em 2011 e de 32,6 milhões/toneladas de milho na safra de verão. A safra total de grãos deverá alcançar 154,27 milhões de toneladas, com elevação de 3,7% sobre a colheita anterior.
Fonte: STA Press
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura