Safra de laranja da Flórida (EUA) é reestimada em 38,2 milhões de caixas

Dados apontam 3 milhões de caixas a menos em relação à última divulgação, realizada em março

19.04.2022 | 14:40 (UTC -3)
Fundecitrus

A última reestimativa da safra de laranja 2021/22 da Flórida, divulgada em 8 de abril pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), passa por nova redução e é prevista em 38,2 milhões de caixas. Os dados apontam 3 milhões de caixas a menos em relação à última divulgação, realizada em março. Com isso, esta safra será 27,8% menor que a passada, constituindo a pior safra da Flórida dos últimos 80 anos.

Mais uma vez, a variedade Valência impacta os números da safra. A previsão é que sejam colhidas 20 milhões de caixas, uma redução de 3 milhões de caixas em relação à previsão anterior.

Além disso, a variedade apresenta tamanho dos frutos reduzido, sendo necessários 273 unidades para encher uma caixa de 40,8 kg. E a taxa de queda também é expressiva, medida em 51%, valor mais alto da série histórica iniciada em 1960/61, excluindo as safras impactadas por furacões.

O greening continua sendo o maior problema dos pomares da Flórida. Assim como no Brasil, “não existe nenhum remédio que consiga controlar de maneira eficiente a bactéria e reduzir a perda de produção nas plantas doentes”, explica o pesquisador do Fundecitrus, Renato Bassanezi.

O Texas, outro estado onde o greening ocorre em alta incidência nos pomares comerciais, a safra de laranja deste ano deverá ser de apenas 350 mil caixas, contra 1,05 milhão da safra 2020/21. Já no estado da Califórnia, onde o greening ainda não está presente nos pomares comerciais, a safra será 4,7% maior que a anterior, com estimadas 51,3 milhões de caixas.

Portanto, a recomendação é que o controle da doença continue sendo feito de maneira preventiva, rigorosa e conjunta pelos produtores brasileiros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024