Projeto Comunitário une pesquisa e segurança pública no RS
A safra 2012-2013 das Peras Americanas da associação de produtores USA Pears desembarca no Brasil com frutas de qualidade superior às das safras anteriores. A boa formação das peras se deve à excelente condição de cultivo na região Noroeste dos Estados Unidos, com bom regime hídrico, clima ameno e baixa incidência de tempestades de verão e chuvas de granizo. Há também um cenário internacional favorável aos negócios da USA Pears, pois produtores europeus apresentaram baixa produtividade este ano e a importação da Argentina não está em seu melhor momento.
A baixa oferta mundial e a taxa cambial do dólar no Brasil podem ocasionar uma leve queda no volume de importação, que, no ano passado, foi de 12,02 mil toneladas / US$ 14,99 milhões – um aumento de quase 65% em comparação com a safra 2010-11 (7,4 toneladas/ US$ 9,1 milhões). “Temos a expectativa de uma safra de tamanho bom, próximo à média dos últimos cinco anos. Esta safra tem como principal característica a alta presença de frutas de categoria superior, limpas e bem formadas”, explica o representante da USA Pears no Brasil, Francesco Sicherle.
Sicherle ressalta que essas frutas premium são melhores para disputar com outros mercados mundiais, conhecidos pelo alto grau de exigência em qualidade na compra de suas frutas. “No Brasil, as Peras Americanas são conhecidas como a verdadeira pera, graças às suas características próprias de aspecto, textura e sabor, além de serem altamente ricas em vitaminas, minerais e fibras. Esses fatores e a época do ano em que as frutas chegam ao país favorecem o consumo do produto pelos brasileiros”, complementa.
As Peras Americanas USA Pears desta temporada chegam ao Brasil nas variedades Anjou, Red Anjou, Yellow Bartlett e Red Bartlett. As frutas são cultivadas nos estados norte-americanos Oregon e Washington, as principais áreas de plantio nos Estados Unidos, onde são produzidos 95% do volume de peras frescas comercializadas naquele país. As peras frescas contribuem para estabelecer uma dieta saudável, fornecendo fibras digestivas, vitamina C e potássio, e sendo isentas de colesterol, gordura saturada e sódio.
Encontradas em diversos pontos de venda, como empórios, hortifrutis e supermercados de todo o País, as Peras Americanas são mais atraentes, gostosas e saudáveis, graças às suas características de aspecto, textura e sabor, além de serem altamente ricas em vitaminas, minerais e fibras. A fruta é exclusiva e conhecida como a verdadeira pera no Brasil.
A Pera Americana é um alimento com elevado teor nutritivo e fonte de energia, graças à presença de glicose e frutose. As peras são verdadeiras reservas de pectina e fibras solúveis, que dificultam a absorção de carboidratos de uma maneira geral. São importantes aliadas na redução do colesterol e, por esse motivo, ideais para as dietas de emagrecimento. Uma Pera Americana USA Pears de tamanho médio contém 2,32 gramas de fibras ao natural e 4,08 gramas de fibras digestivas, que representam um papel importante na prevenção de alguns tipos de câncer.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura