Russos querem a genética bovina brasileira

27.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Importadoras de genética russa mostraram interesse em ter o Brasil como fornecedor de genética.

A missão comercial brasileira que está na Rússia desde segunda feira, composta por empresas que fazem parte do projeto de promoção e comercialização internacional Brazilian Hereford & Braford (BHB) para a venda de genética bovina e que é uma parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) começa a colher resultados.

Foram realizados quatro agendas com empresas importadoras de genética russa e todas elas mostraram interesse em ter o Brasil como fornecedor de genética de qualidade para a recuperação do setor da pecuária de corte na Rússia.

O diretor proprietário da empresa de uma grande empresa fez uma apresentação da situação atual da pecuária de corte russa, e segundo ele, o principal desafio é quebrar o paradigma de que a pecuária de corte é uma atividade não rentável na Rússia. É por isto que o governo Russo implementou o programa de recuperação da pecuária de corte da Rússia, onde será fundamental e necessário a importação de matrizes bobinas de qualidade genética para o melhoramento do rebanho de corte na Rússia.

O mesmo empresário, que já esteve no Brasil a convite do BHB, comentou que se impressionou com excelente padrão de sanidade e genético do rebanho Hereford brasileiro, e isso o levou a buscar este tipo de animal para o seu país.

Os empresários brasileiros reuniram-se com as empresas 3 maiores, todas importadoras de genética bovina e a receptividade para a proposta brasileira foi sempre positiva. Uma das empres as encomendou aos brasileiros 3000 ventres bovinos Hereford para serem embarcados a Rússia em 2011. Os parâmetros da negociação não foram revelados, mas estima-se que toda a operação gire ao redor de 3 milhões de dólares.

Segundo o responsável pelo escritório da Apex Brasil em Moscou, Yuri Ribeiro, técnico com larga experiência no mercado russo, as reuniões estão sendo extremamente positivas e de uma grande aceitação por parte das empresas russas. A boa relação comercial que o Brasil mantém com a Rússia também auxilia na abertura de novas oportunidades as empresas brasileiras.

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa mostra satisfação com os resultados alcançados até o momento e otimismo na consolidação dos protocolos sanitários entre os dois Países. “Já fomos ao Ministro Wagner Rossi e mostramos para ele a importância destes protocolos sanitários para a pecuária nacional e agora estamos na Rússia para mostrar nossos pr odutos. Temos o compromisso de auxílio das empresas russas junto a seu governo para que estes protocolos se efetivem. Acreditamos que será bom para os dois Países”.

Os empresários brasileiros mostraram-se satisfeitos com os níveis das negociações e acreditam que se os preços discutidos se efetivarem, a pecuaria brasileira de produção genética iniciará um novo ciclo. Os brasileiros trouxeram ofertas de animais vivos (para genética), sêmen, embriões e serviços de biotecnologia.

As empresas ficam na Rússia até dia 04 de junho, estando ainda previstas visitas as propriedades rurais, centros de pesquisa veterinária e genética além da Associação Russa de Hereford.

Fernando Schwanke

Gerente Executivo Brazilian Hereford e Braford, Direto da Rússia

Mais informações no site da ABHB .

/

ou na secretaria da ABHB55 (0xx53) 3241 9164 | 55 (0xx53) 3242 1332

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025