Embrapa Rondônia realiza Dia de Campo Safrinha em Vilhena
O lançamento do Rural Show 2012, nesta quarta-feira (6), em Nova Petrópolis/RS, marcou a contagem regressiva para o evento, que acontecerá de 28 de junho a 1º de julho, no Centro de Eventos, e tem como foco a agricultura familiar e o cooperativismo.
O evento foi apresentado de maneira informal, através de uma encenação do grupo local Arte & Manha, que dramatizou as dificuldades enfrentadas por três gerações de uma família de pequenos agricultores (como a estiagem e a falta de atualização e organização) e a preocupação com o futuro no meio rural.
A sugestão do filho que estava no curso técnico em agropecuária foi visitar o Rural Show, onde o público poderá ter acesso a dinâmicas, negócios e tecnologias, voltados para o aumento da produtividade e da rentabilidade, a preservação ambiental e a qualificação. A sucessão familiar, que é um dos desafios das pequenas propriedades, também será tema de palestra, no dia 29, e de um fórum, no dia 30. Segundo o presidente da Piá, Beto Kny, o Rio Grande do Sul tem mais de 42 mil famílias sem sucessão abaixo dos 30 anos, o que preocupa famílias, empresas e cooperativas. Por isso, é preciso discutir o assunto e promover ações para evitar o êxodo rural.
“Temos que pensar em produzir com sustentabilidade e ter sucessão. Propostas e tecnologias para isso a gente tem, basta as famílias se apropriarem desse conhecimento”, afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Arnaldo Basso. Ele citou o exemplo de um produtor de Nova Petrópolis que tem 11 vacas e uma área de quatro hectares, onde também cria suínos e galinhas poedeiras. “A renda mensal dele, considerando só o leite, é de R$ 2.970,00. Se considerarmos todas as atividades, chega a mais de R$ 4.100,00”, destaca.
O trabalho da Emater/RS-Ascar, da Secretaria Municipal da Agricultura e da Cooperativa Piá no apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais foi destacado pelo prefeito Luiz Irineu Schenkel. Segundo ele, a economia do município está focada fortemente na agricultura familiar, sendo que a Cooperativa representa hoje mais de um terço da economia do município.
A importância das cooperativas para o desenvolvimento socieconômico das comunidades onde atuam também será destacada nesta 6ª edição do Rural Show, já que 2012 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. De acordo com o presidente da Sicredi Pioneira, Márcio Port, em Nova Petrópolis, cerca de 60% da população economicamente ativa está ligada a Cooperativa Piá ou a Sicredi.
O Rural Show acontece a cada dois anos e é promovido pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá, Sicredi e Prefeitura de Nova Petrópolis.
Também estiveram presentes no lançamento do evento o gerente técnico da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado Neto, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ricardo Fritch, e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Regelin.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura