Sementes e mudas: consulta pública por mais 30 dias
Diversas tecnologias agropecuárias serão apresentadas a agricultores e estudantes de Nova Prata/RS na Tarde de Campo que acontece no dia 29 de abril, na propriedade dos agricultores Nilton e Santo Polesello, na comunidade de Santa Libera.
Serão sete estações que irão tratar de secagem de cereais com secador solar, manejo do pomar de citrus, uso e cultivo de plantas bioativas, aquecimento solar de água com materiais recicláveis, sistema de armazenamento de cereais, manejo de dejetos com biodigestores e agroindústria familiar.
Na estação sobre manejo do pomar de citrus o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, irá abordar a qualidade da muda (sanidade, porte e enxertia) e o preparo e plantio da muda (poda das raízes, abertura e adubação da cova, tutoramento, adensamento do solo e condições básicas de pegamento).
Já na estação sobre aquecimento solar de água com materiais recicláveis, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mário Landerdahl, irá explicar sobre a montagem, funcionamento, uso e vantagens do aquecedor feito com garrafas PET, embalagens de leite longa vida, canos e conexões em PVC.
Haverá também degustação de produtos da agroindústria familiar do município, distribuição de produtos à base de plantas bioativas, elaborados pelas escolas municipais, e exposição de máquinas e equipamentos agrícolas.
A Tarde de Campo integra a Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado, e é uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Prata e das Secretarias Municipais da Agricultura e Abastecimento e da Educação e Cultura.
Rejane Paludo
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul
(54) 3223-5633 e
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura