RS: produtores intensificam implantação do trigo

18.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Com as condições meteorológicas auxiliando os produtores nos trabalhos a céu aberto, o plantio da safra de trigo avançou 17 pontos percentuais, atingindo 47% da área total prevista, com 44% germinada e em boas condições.

Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, mesmo com o significativo avanço, a safra 2010 segue com atraso de 11 pontos em relação à média dos últimos anos.

As áreas semeadas com a canola prosseguem com bom desenvolvimento nas várias regiões do Estado, especialmente na metade Norte. A situação fitossanitária, até o momento, é boa, sem grandes comprometimentos de ataques de pragas ou doenças. O stand de lavoura é considerado muito bom nesta fase. A produtividade esperada é de 1.500 kg/ha para uma área de aproximadamente 22 mil hectares no RS.

A colheita da safrinha de feijão, no RS, está praticamente encerrada, restando aproximadamente 1% a ser colhido. A lavoura, que teve seu desenvolvimento atrasado em decorrência das condições climáticas, evoluiu sem grandes problemas, finalizando com boa produtividade e qualidade em quase todas as regiões produtoras.

Na região do Alto Jacuí, especialmente no município de Augusto Pestana, onde o amendoim é tradicionalmente cultivado, o último período com dias ensolarados foi bem aproveitado para a prática de arranquio. 98% da colheita já foi realizada na região, sendo 150 ha em Augusto Pestana e 20 ha em Ijuí. O rendimento tem sido bom no município de Ijuí, alcançando 5.000 kg/ha e razoável em Augusto Pestana, com 3.400 kg/ha. O preço se mantém estável em R$ 4,00/kg, debulhado.

Até o momento foram colhidos 27% da área plantada com batata-doce no município de Barra do Ribeiro (300 ha). As variedades em colheita são Catarina, Curitibana, Roxa e Americana. O produto se apresenta com boa qualidade e o preço médio está em R$ 5,00/cx de 20 kg.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - 51-2125-3106 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025