Artigo: Qualidade do arroz produzido em Roraima
A primavera começou oficialmente às 18h18min de terça-feira (22) com a promessa de chuva acima da média. A chuva é benéfica para as culturas de verão, destaca a Emater-RS/Ascar.
De acordo com o 8º Distrito de Meteorologia/Inpe e CPPMet/UFPel, o próximo trimestre será de chuvas acima do padrão climatológico no RS, principalmente no mês de outubro.
Para as culturas de verão que estão sendo implantadas, esta chuva é benéfica. O milho, por exemplo, é uma das culturas beneficiadas, porque está na fase do plantio e do desenvolvimento vegetativo. Da mesma forma, o período beneficia o desenvolvimento das pastagens que, até recentemente sofreram com a estiagem e depois o frio intenso e prejudicaram a alimentação dos rebanhos. Com uma maior oferta de pastagens, também beneficiam-se a bovinocultura de corte e de leite.
As chuvas também devem proporcionar a recuperação dos mananciais da metade Sul do RS, proporcionando a retomada do abastecimento doméstico e, principalmente, favorecer as lavouras de arroz e as demais culturas irrigadas, explica a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo.
Os técnicos da Emater/RS-Ascar também recomendam aos agricultores que observem o zoneamento agrícola e façam o escalonamento do plantio das variedades das culturas de verão. “As culturas de inverno continuarão requerendo atenção e monitoramento dos produtores, como o trigo, que está na fase de desenvolvimento vegetativo e iniciando o enchimento de grãos e as frutíferas, como pessegueiros e macieiras, que ficam propensas as doenças, como rosáceas”, explicou Águeda.
Ainda que a chuva excessiva possa trazer estragos isolados em algumas áreas, ela deve contribuir para que a próxima safra de grãos de verão seja boa, caso se confirmem as expectativas em relação ao clima. A Emater/RS-Ascar projeta uma safra dos quatro principais grãos – arroz, feijão, soja e milho – em torno de 21 milhões de toneladas no RS.
Raquel Aguiar e Magali Beckmann
Assessoria de Comunicação Emater/RS-Ascar
51 2125-3144 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura