RS: entidades querem evitar a disseminação da vespa da madeira

20.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

Buscando controlar a disseminação da vespa da madeira, que provoca sérios danos no pinus, a Emater/RS-Ascar, o Sindimadeira-RS, a Embrapa Florestas, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e o Departamento de Produção Vegetal, com apoio de Secretarias da Agricultura de municípios da região da Serra, estarão promovendo, de 28 a 30 de abril, palestras com o tema "Legislação Fotossanitária: sua aplicação, responsabilidade e sanções, e controle da vespa da madeira. Além das palestras, que acontecerão das 9h às 12h, haverá prática de aplicação do nematóide (para o controle biológico da vespa) em plantios de pinus, a partir das 13h30min.

As palestras serão realizadas no Mercado Público de Vacaria, no dia 28; na Prefeitura de Jaquirana, no dia 29; e no Sindimadeira, em Caxias do Sul, no dia 30. O público-alvo são florestadores, reflorestadores, técnicos agrícolas e florestais, engenheiros agrônomos e florestais e empresários do setor madeireiro. Os ministrantes serão o técnico da Seappa/DPV-RS, engenheiro florestal Klaiton Carneiro, e o técnico florestal da Embrapa Florestas, Iran da Silva.

A assistente técnica regional de florestas da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Adelaide Juvena Ramos, explica que é importante que os produtores façam o controle da vespa da madeira para que não se tornem focos de disseminação da praga, evitando, assim, danos à floresta. "A principal causa da vespa é a falta de manejo nos plantios florestais, como espaçamentos muito adensados e falta de desrama e desbastes", afirma. O controle da vespa é feito com o nematóide, que pode ser obtido gratuitamente no Sindimadeira, em Caxias do Sul e é de fácil aplicação, segundo a assistente técnica.

Rejane Paludo

Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025