RS: ações integradas são definidas entre Emater e Secretaria da Irrigação

27.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

Ações integradas que incentivem a irrigação nas propriedades gaúchas interessadas em promover uma mudança no perfil produtivo foram definidas nesta terça-feira (27), entre a diretora Técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, e o secretário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto. O encontro contou com a presença dos gerentes Regionais da Emater/RS-Ascar, do assistente Técnico Estadual de Irrigação, José Enoir Daniel, e de técnicos da Secretaria.

O secretário lembrou que o Governo do Estado dispõe de recursos superiores a R$ 9 milhões para atender aos projetos executados pela Emater/RS-Ascar, e que incluam a abertura de microaçudes, por exemplo. "A Emater é fiscal do campo, um grande agente operacional de toda essa gigantesca ação que objetiva resolver grandes problemas, como as perdas recorrentes e frequentes provocadas pela estiagem, as desigualdades regionais e a perda de competitividade em relação a outras regiões do país, especialmente a Centro-Oeste", afirmou Porto.

A Emater/RS-Ascar capacitou mais de 11 mil de produtores, através do Programa Estadual de Irrigação (Pró-Irrigação/RS). Os técnicos elaboram projetos de irrigação e construção de cisternas e orientam os assistidos sobre o aproveitamento adequado da água, bem como das vantagens e dos benefícios que usufruem pelo uso dessa ferramenta de produção. "Mas é preciso trabalhar em conjunto para superar as dificuldades", acentuou o secretário.

No encontro, a diretora Técnica observou o grande apoio que o Governo do Estado manifesta no sentido de incentivar incondicionalmente o desenvolvimento da atividade primária gaúcha. Um incentivo que passa pelas ações executadas pela Extensão Rural. "Oitenta por cento do aporte financeiro recebido pela Instituição tem origem no Governo do Estado, e precisamos dar retorno a todo esse incentivo", destacou Águeda.

Entre as novas ações, ficou acertado que os Escritórios Municipais farão um novo contato com os prefeitos que recém assumiram as Prefeituras, bem como com as cooperativas. "Essa interlocução reforçará nossas intenções, selando o compromisso mútuo que temos com o Governo do Estado, de aumentar a produção de grãos, frutas e hortigranjeiros, melhorando as pastagens", frisou a diretora Técnica da Emater/RS. Águeda lembrou que a ação integrada com diversas culturas compõem o cenário agrícola gaúcho, agregando valor às propriedades rurais beneficiadas com as ferramentas disponibilizadas pelo Pró-Irrigação/RS.

Fonte: Emater/RS-Ascar - 51 2125-3105 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025