FEED 2010 vai debater desenvolvimento agropecuário e respeito ao clima
Evento deverá ter a participação de 350 expositores de diversos segmentos e receberá mais de 60 mil visitantes, entre os dias 13 e 17 de abril, no CTC, em Rio Verde-GO, segundo organizadores.
Geração e difusão de tecnologias agrícolas e pecuárias, realização de negócios e consolidação definitiva como referência do agronegócio no Centro-Oeste brasileiro. Esses são os objetivos da TECNOSHOW COMIGO 2010, grande feira de tecnologia rural que será realizada entre os dias 13 e 17 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde-GO - Anel Viário Paulo Campos, km 7, Zona Rural. O evento, promovido pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), deverá receber mais de 60 mil visitantes de vários estados, como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Norte do país, além do Distrito Federal. A entrada à TECNOSHOW COMIGO será gratuita.
Os organizadores da feira estimam, em 2010, superar as expectativas em relação ao número de expositores, que no ano passado foi de 320, de diversos segmentos, como máquinas, implementos, equipamentos, insumos, veículos, animais, entre outros. Além do circuito comercial, os produtores e visitantes da TECNOSHOW COMIGO poderão participar de palestras, exposição de animais de várias espécies, dinâmicas de pecuária, dinâmicas de máquinas e conhecer os mais de 20 plots agrícolas (pequenas mostras de plantio com a presença de pesquisadores) já montados no CTC.
Tecnologias
A grande preocupação da COMIGO é mostrar na feira as novas tecnologias e tendências da agropecuária. "Principalmente em momentos onde prevalece a cautela, temos que municiar o produtor rural de informações", explica o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia.
Segundo ele, a atual conjuntura econômica internacional coloca o mercado em expectativa. No entanto, sempre otimista, Chavaglia acredita que alternativas surgem a todo o momento. "Por meio das muitas informações que teremos na feira, será possível traçar ações inovadoras. Teremos a apresentação de novas tecnologias e soluções para a sustentação da atividade agropecuária, inclusive com ações voltadas para a preservação do meio ambiente", destaca.
O visitante da TECNOSHOW COMIGO conhecerá o lançamento de novas variedades de soja, milho, sorgo e outras culturas, o manejo de pragas e doenças, o aperfeiçoamento genético de rebanhos, além das palestras técnicas e de mercado, focando o cenário internacional com reflexos no Brasil. "Amparado por tudo isso, o produtor certamente estará mais seguro para tomar decisões, e é isso que a Cooperativa pretende", acrescenta Chavaglia.
O público poderá visitar ainda o Circuito Ambiental, que terá 50 cenários auto-explicativos sobre o consumo consciente de alimentos, e o Espaço Cultural, que este ano prestará uma homenagem aos 35 anos da COMIGO.
Estrutura
A cada ano a COMIGO informa que promove mudanças na infraestrutura do CTC para oferecer mais conforto ao visitante e expositor. Para 2010, um novo auditório (batizado de auditório 2) foi construído, em alvenaria, com capacidade para 150 pessoas, que abrigará diversas palestras. Um dos restaurantes do Centro Tecnológico também recebeu nova estrutura, com cobertura, piso, churrasqueira e central de gás. Houve a preocupação da organização da feira em aperfeiçoar o estacionamento para os visitantes, que a partir desse ano receberá cascalho. Outra mudança é a instalação de um sistema para melhorar a condição térmica dos pavilhões I e II – área de expositores. O pavilhão das dinâmicas terá cortinas nas laterais para melhorar o ambiente facilitando a apresentação de informações por meio de datashow.
A estrutura do CTC contará ainda com pavilhões com áreas separadas destinadas a abrigar várias empresas. Outros pavilhões terão animais de pequeno porte, além de bovinos, eqüinos, ovinos e também um de prestação de serviços e dinâmicas. O local possui também moderna sede administrativa para atendimento ao expositor, boutique para a venda de produtos com a marca TECNOSHOW, sala de imprensa, auditórios, amplos estacionamentos, ruas calçadas, restaurantes, lanchonetes, banheiros de alvenaria, áreas de descanso, pontos de distribuição de protetor solar e áreas verdes.
Programação
· Dinâmicas de máquinas;
· Dinâmicas de pecuária;
· Exposição de máquinas e animais;
· Mais de 350 expositores divulgando cerca de mil marcas e produtos;
· Circuito Ambiental com o tema Um Prato Cheio de Reflexões;
· Espaço Cultural com homenagem aos 35 anos da COMIGO;
· Palestras no auditório principal, auditório 2 e Casa da Embrapa;
· Entrega do 3º Prêmio Gestão Ambiental Rural COMIGO.
Ficha Técnica
TECNOSHOW COMIGO 2010
Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Período: 13 a 17 de abril de 2010
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Entrada: Gratuita
Site:
A 9ª edição da TecnoShow Comigo contará com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro).
A programação para o evento inclui palestras, oficinas de cozinha experimental, minicursos e estações para demonstração de tecnologias. A feira, realizada pela Cooperativa Mista de Goiás (Comigo), ocorrerá no município goiano de Rio Verde entre os dias 13 e 17 de abril. A Embrapa Transferência de Tecnologia coordena a participação de 17 centros de pesquisa da Empresa na edição deste ano.
A Casa da Embrapa, espaço permanente de transferência de tecnologia da Empresa localizada na área da feira, vai ser um ponto de atração de produtores, técnicos e população em geral. A área interna do espaço está equipada com auditório de 50 lugares e duas cozinhas com capacidade para 15 e 10 pessoas cada.
A área externa da Casa será transformada em uma vitrine de tecnologias composta de Jardim de Tecnologias onde os visitantes poderão observar flores tropicais, cultivos de hortaliças e maracujá ornamental em vasos, além de ter contato com espécies como amaranto, quinoa, e kenaf.
História - O arroz é presença constante na mesa do brasileiro, mas no TecnoShow o público vai ter oportunidade de observá-lo sob outro ângulo. Em uma das estações de demonstração de tecnologia a Embrapa Arroz e Feijão vai fazer uma viagem no tempo e contar a história da evolução das plantas e grãos do arroz.
Outra atração no espaço externo será o sistema de produção denominado Tomate Ecologicamente Cultivado, o Tomatec (foto), desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Solos. Como nas edições passadas, produtores rurais e técnicos vão poder conhecer uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, também instalada permanentemente no local do evento.
O sistema é tema de um dos duzentos títulos que a Livraria da Embrapa vai colocar à disposição do público visitante. A Embrapa Informação Tecnológica selecionou os principais lançamentos editados pela Empresa para levar ao TecnoShow, onde serão vendidos com 30 por cento de desconto mediante condições especiais de pagamento.
*Palestras – *A Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios de Goiânia, atuará na coordenação das ações de transferência de tecnologia na 9ª edição do TecnoShow Comigo também por meio da realização de palestras, oficinas e minicursos destinados ao público da feira. As atividades serão realizadas nas cozinhas e auditórios da Embrapa e no estande da Seagro.
As inscrições gratuitas já podem ser feitas acessando o site
Serão 50 palestras de diferentes temas, dez oficinas da cozinha experimental e nove minicursos a serem ministrados por técnicos e pesquisadores das Unidades da Embrapa, Seagro e Universidade Federal de Goiás (UFG). Culturas de milho, sorgo, algodão, hortaliças, fruteiras, florestais além da produção de gado leiteiro, suínos e aves estão no foco das palestras que abordam temas como doenças, manejo e cultivo integrado entre outros.
Oficinas de culinária – A Embrapa vai oferecer dez oficinas de culinária com seis diferentes temas. Na cozinha I, com capacidade para 15 alunos, serão ministrados os cursos: soja na alimentação, processamento de frutas nativas do cerrado e preparo de conservas, todos com duração de seis horas. Na cozinha II, com espaço para dez pessoas, os temas serão processamento de minimilho e de pimenta (conserva e geléia) e delícias com arroz e feijão, com três horas de duração cada.
A programação da Embrapa no TecnoShow 2010 também inclui nove minicursos com diferentes temas: identificação de pragas do algodão; identificação de doenças do algodão; identificação de insetos, pragas e inimigos naturais; identificação de doenças do milho; boas práticas para produção de leite de qualidade em ordenhadeira mecânica, paisagismo e jardinagem rural e pragas de grãos e sementes armazenados.
Para mais informações sobre a programação da Embrapa na 9ª edição da Tecnoshow Comigo acesse o site do evento:
Fontes: Embrapa Transferência de Tecnologia (61 3448.4510 /
) e Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura