Revisão da norma de identificação de animais é discutida em São Carlos

22.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

Pela primeira vez, membros da Comissão de Estudos de Normas Técnicas estarão reunidos no dia 27 na Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos-SP, para discutir a revisão das normas NBR 14766 e NBR 15006 que tratam da identificação de animais por radiofrequência. A reunião será realizada às 14 horas, depois de visitas as duas unidades da Embrapa na cidade. A Comissão faz parte do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O coordenador da Comissão (CB4), pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Washington Luiz de Barros Melo, adianta que um dos assuntos refere-se à redistribuição dos bits de identificação do animal e explica: “Vamos discutir o número máximo de vezes para substituir, em caso de perda, o transponder usado pelo animal, ou seja, uma segunda via do seu RG, mas com o mesmo número identificador”.

 

A ABNT determina a revisão da norma a cada cinco ou seis anos, a fim de atualizá-las. “Assim, aproveitei para convidar os membros da comissão para realizar a reunião em São Carlos e eles aceitaram. Os encontros sempre foram realizados em São Paulo, especificamente na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Agora, é a oportunidade da nossa cidade”, comenta o coordenador.

 

A primeira norma trata da estrutura do código, enquanto a segunda está relacionada ao conceito técnico sobre o funcionamento do transponder. As duas são baseadas na ISO 11784 e 11785, adaptadas às condições brasileiras.

 

Além dos representantes da Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Instrumentação Agropecuária, estão confirmados para a reunião o coordenador do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Naor Maia Luna; o pecuarista e empresário Alain Mareau; o veterinário e empresário da Safe Trace, Virgílio Ferreira; representante da 3M do Brasil, Juliana R. da Silva; o engenheiro do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), Rafael Laufer Schimidt, localizada no Rio Grande do Sul; o presidente da empresa coreana fabricante de transponder e sistemas de detecção, Hana InnoSys, Tommy Miyata; e a professora Fabiana Leonelli da USP de Pirassununga, entre outros.

 

ISO no Brasil

 

A revisão da norma ocorre um mês após representantes da ISO (Organização Internacional para Padronização) terem participado, pela primeira vez, no Brasil de encontro para discutir a identificação eletrônica de animais por radiofreqüência. No dia 21 de setembro, a reunião foi realizada na Secretaria de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília, e no período de 22 a 24, na sede da ABIMAQ, em São Paulo.

 

Segundo o coordenador da Comissão, os representantes da ISO demonstraram interesse em colaborar com o Brasil no processo de identificação de animais e desenvolvimento de normas, como também do processo criado pelo SISBOV.

 

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 2107-2901

jo@cnpdia.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025