Soesp lança tecnologia de sementes de forrageiras
Ao longo de todo o mês de maio, a equipe dos Professores José Bento e Joanir Eler - do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP/Pirassununga (SP) – trabalhou intensamente na consolidação dos dados enviados pelo programa de melhoramento genético da CFM.
O motivo é que este é o período de fechamento da safra de touros da Fazenda São Francisco, de Magda (SP), a mesma que começa a ser comercializada a partir de agosto, quando a CFM abre oficialmente sua temporada de vendas no Megaleilão 2011. Segundo Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM, assim que a USP enviar as informações com o resultado das avaliações genéticas do rebanho, as famosas DEPs – Diferenças Esperadas na Progênie - dos machos começa outra etapa no processo de seleção. Nesta etapa temos uma nova inspeção visual dos técnicos da CFM, criada para descartar os problemas funcionais (aprumo, despigmentação, temperamento, etc.), e seleção da nova fornada de touros todos eles avaliados entre os 30% melhores indivíduos da safra.
Todos os animais que apresentarem classificação abaixo desta percentagem, segundo o Índice CFM, são descartados sumariamente do programa, e seguem para a engorda e abate. Luis Adriano chama também a atenção para o fato de que somente depois dessa avaliação é que candidatos a touro CFM são encaminhados para o exame andrológico, realizado pela equipe do professor José Domingos Guimarães da Universidade Federal de Viçosa (MG), para então estarem prontos para irem ao mercado no Megaleilão e venda direta nas fazendas da CFM. “Vamos começar essa etapa somente em junho, assim que recebermos o resultado da avaliação”, conclui.
Todo esse trabalho que exige muito esforço e várias etapas é necessário para a manutenção do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), conferido apenas a projetos que comprovadamente imprimam melhoramento genético aos rebanhos. “Na Agro-Pecuária CFM, as avaliações que compõem o Índice CFM, são formados por: Peso a Desmama (20%), Ganho de Peso da Desmama ao Sobreano (40%), Musculosidade (20%) e Exame Andrológico (20%)”, explica.
A safra 2009 da CFM que chegará ao mercado a partir do segundo semestre avaliou 14.340 animais, divididos em 7.340 machos e 7.000 mil fêmeas. Ao término das fases de seleção, 2.000 touros receberão o CEIP e a partir daí começam as vendas efetivamente, com 1.000 touros e 600 fêmeas no Megaleilão, de 10 a 12 de agosto, em S. J do Rio Preto.
Assessoria de Imprensa CFM
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura