Requeima: produto promete flexibilidade e segurança

06.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Ihara destaca fungicida Completto, produto que, de acordo com a empresa, age em todas as fases do desenvolvimento da requeima em batata.

A batata é um dos produtos mais consumidos no Brasil, ocupando o primeiro lugar em termo de áreas plantadas de hortaliças no país. Anualmente são colhidas aproximadamente 2,6 milhões de toneladas de batatas em uma área que ocupa 171 mil hectares do solo brasileiro.

Sua importância para a economia nacional e mundial pode também ser comprovada pelo volume do produto produzido no mundo, que em 2006 chegou a 315,1 milhões de toneladas. São esses números que aumentam a quantidade de estudos para prevenção e combate das doenças que atacam as lavouras de batata.

Entre as principais doenças está a requeima da batata, uma das mais importantes e agressivas doenças da cultura em todo o mundo. Causada por um fungo, a requeima pode afetar severamente folhas, hastes, pecíolos e tubérculos e há muitos anos tem causado grandes prejuízos para produtores rurais de todo o mundo.

“O combate à requeima é difícil, pois a doença não ataca a planta em um período determinado, ela pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da cultura e pode causar destruição e perda total da planta”, explica o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Rui Scaramella Furiatti.

Os sintomas de requeima são bem característicos e chamam a atenção para o nome da doença, pois o aspecto é de que as partes atacadas sofreram algum tipo de queima. As lesões foliares são inicialmente pequenas, irregulares e de coloração variando do verde-claro ao escuro.

Sob condições ambientes favoráveis, as lesões aumentam rapidamente de tamanho, tornando-se escuras, necrosadas e ocorre a morte dos tecidos. “A doença se desenvolve com facilidade em ambientes de alta umidade, que pode ser proporcionada por chuva, irrigação ou orvalho, e temperaturas amenas, que variam entre 12ºC e 15ºC”, afirma o professor.

Uma das principais dificuldades encontradas pelo produtor no manejo da requeima é aplicar produtos eficientes no momento correto para evitar que a doença se alastre. A forma de combate mais utilizada no caso da requeima é o uso de fungicidas, porém a maior parte dos produtos que existem no mercado atua em uma fase específica do desenvolvimento da planta dificultando o controle da doença.

“Quando estamos a campo a principal reclamação dos produtores de batata é o fato dos fungicidas serem muito específicos, isto é controlando somente alguma fase do fungo, necessitando assim de misturas com outros produtos e também o fato de muitos não poderem ser utilizados em certas fases da cultura, o que dificulta o manejo no campo”, explica o Gerente de Cultura da Ihara, Eduardo Figueiredo.

A partir desta dificuldade enfrentada pelos produtores a Ihara passou a estudar formas de auxiliar no combate da requeima. Recentemente a empresa apresentou ao mercado o fungicida Completto, produto que, de acordo com a empresa, age em todas as fases do desenvolvimento da requeima de forma eficiente. “O Completto, fungicida que desenvolvemos, age em todas as fases do ciclo de vida da requeima, permitindo ao produtor maior segurança e flexibilidade no controle da requeima”, acrescenta Figueiredo.

A empresa informa ainda que, além de proteger a lavoura, o produto ainda facilita o trabalho do produtor, com sua fórmula no controle da requeima que fecha a lavoura contra a entrada da doença. “O Completto é o produto que faltava no mercado para o manejo adequado da requeima e para a garantia da produtividade nas lavouras de batata”, garante o Gerente de Culturas.

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025