Reitor da Universidade Estadual do Maranhão reúne-se com presidente do Sinrural

27.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria de Comunicação

O reitor José Augusto Silva Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve reunido com o novo presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), empresário Sabino Costa, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O objetivo do encontro foi discutir a parceria entre o Sindicato e a Uema, num convênio assinado, em julho de 2010, para a construção de instalações dos cursos da área de ciências agrárias, oferecidos pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi).

De acordo com o professor José Augusto, a reunião foi muito proveitosa, e a parceria foi confirmada com o presidente Sabino, no interesse comum da melhoria dessas instalações da Uema em Imperatriz.

Na oportunidade, o reitor falou, também, ao empresário Sabino da interiorização da Universidade, hoje com 21 Campi em todo o estado e, ainda, do programa especial Darcy Ribeiro, e do UemaNet, o que segundo o professor, é um enorme desafio para esta gestão, tendo em vista suas complexidades nos diversos aspectos administrativos e acadêmicos.

O presidente disse ao reitor que se depender dele, o projeto será implantado e acrescentou: “Estamos reafirmando a doação da área dentro do Parque, já citada em convênio assinado há dois anos, destinada à construção de um espaço para abrigar os cursos ligados às ciências agrárias. Vamos, inclusive, cobrar dos nossos representantes e conscientizá-los da importância desse projeto para a região”.

A área doada pelo Sinrural para a Uema é de 50.000 m² e fica localizado dentro do Parque, onde serão instalados, inicialmente os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal.

Participaram da reunião o diretor do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), Antonio Expedito Barroso; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), José Ribamar Oliveira; o diretor dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, Wilson Araújo; o diretor do Curso de Administração, Antonio Lucena; o representante do Curso de Medicina Veterinária, Jailson Honorato Pinto; o professor Manoel de Oliveira Dantas, representando a Fapema, e os professores do Curso de Agronomia, Paulo Henrique Arão e Valmir de Lima.

Logo em seguida, o reitor José Augusto, acompanhado de professores do Cesi, teve um encontro com o deputado estadual da região, Carlinhos Amorim, com quem também tratou do assunto. Carlinhos disse que fará o que puder para ajudar a Universidade na concretização desse projeto. Ele também solicitou ao reitor que a Uema estudasse a possibilidade de criação e instalação do Curso de Engenharia Civil em Imperatriz, uma aspiração do setor produtivo local.

“Saio otimista deste encontro com o reitor e com o diretor do Cesi, pela celeridade da construção desse campus, que abrigará os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal, mas, sobretudo pela ampla possibilidade de, em um futuro não muito distante, a chegada do Curso de Engenharia Civil, para atender uma grande demanda não só da cidade de Imperatriz, mas também de 27 municípios que integram a região Tocantina”, ressaltou Carlinhos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025