Reitor da Ufrgs recebe equipe do Irga

21.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação Irga

Nesta terça-feira (21), o reitor Carlos Alexandre Netto, o diretor Pedro Selbach e o professor Aldo Merotto Jr., da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), receberam o presidente do Irga Claudio Pereira, e o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Sérgio Lopes. Na ocasião, foi entregue o convite para o II Seminário Latino Americano sobre Arroz Vermelho, promovido pelo Irga e pela instituição de ensino.

O presidente destacou que o arroz vermelho é um dos grandes limitantes da orizicultura no RS, tanto na qualidade como na quantidade porque ele deprecia o produto economicamente. "A cultura orizícola é a segunda maior do estado - perdendo apenas para a soja - e a que mais arrecada impostos", destacou Pereira. O reitor saudou a parceria firmada entre a Universidade e o Instituto, lembrando que este é o papel da instituição: colocar sua excelência a serviço do estado e do país.

O seminário vai envolver todo o conjunto do trabalho que a UFRGS e o Irga estão desenvolvendo nesta questão do controle do arroz vermelho, considerado a planta daninha que mais causa prejuízos econômicos à cadeia agroindustrial do arroz irrigado. Nas lavouras, ele interfere diretamente sobre a produtividade e a lucratividade da cultura, além de aumentar os custos de produção e depreciar o produto colhido. Também participaram do ato os pesquisadores do Irga, Augusto Kalsing, Felipe Ferreira e Mara Lopes.

O evento será nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), em Porto Alegre. Inscrições e informações do seminário podem ser obtidas pelo email

ou pelos telefones (51) 3470.0602 e 3470.0637. Para programação detalhada, acesse a página no Facebook.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025