Recuperação de pastos e plantio direto ajudam Brasil a reduzir emissões

02.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Começa segunda-feira (07/12) a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima em Copenhague, na Dinamarca. Novas metas para diminuir as emissões dos gases de efeito estufa serão fixadas.

O governo brasileiro vai se comprometer com uma redução entre 36,1% e 38,9% sobre as estimativas de emissões previstas para 2020.

Considerando cenários de crescimento econômico de 5% e 6%, ações estão previstas para mitigação das emissões nas áreas de uso da terra, agropecuária, energia e siderurgia.

Reduzindo em 80% o desmatamento da Amazônia, o governo espera diminuir em 20,9% as emissões de carbono.

E com a redução de 40% no desmatamento do Cerrado, calcula uma redução de mais 3,9% nas emissões. Para a agropecuária, a proporção de redução varia de 4,9% a 6,1%. Para isso, são listadas ações de recuperação de pastos, integração lavoura-pecuária, plantio direto e fixação biológica de nitrogênio.

Na agricultura e pecuária há uma expectativa de recuperar áreas devastadas a partir da transferência de tecnologia, reduzir o desmatamento e melhorar a produção do gado, segundo Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa. Na sua avaliação, as medidas de certo modo serão tímidas, mas possíveis de estabelecer e cumprir até 2020.

Nesta terça-feira, especialistas das áreas de ciência e tecnologia, agricultura e meio ambiente se encontraram para discutir as principais questões do Brasil em relação às mudanças climáticas. A finalidade do debate no Ministério de Ciência e Tecnologia foi mostrar como o Brasil utilizará seus recursos de forma sustentável para contribuir com a redução global dos gases estufa.

"A grande questão desse encontro em Copenhague será mostrar que é possível ter crescimento com responsabilidade ambiental de forma inteligente e construtiva", afirma o diretor-geral do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. A convenção da ONU que visa reduzir as emissões dos gases de efeito estufa foi aprovada no Brasil há 17 anos durante a Rio 92.

Fontes: Agência Brasil, Ministério do Meio Ambiente e Ministérios da Ciência e Tecnologia

Divulgação: Massey Ferguson -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025